Após realizar a integração da sua loja com a Amazon, o primeiro passo que muitos lojistas querem saber como faz, é a inclusão de anúncios, para por fim, expor os produtos na vitrine da Amazon.
Caso não saiba como incluir, acompanhe este artigo com o passo a passo:
Atenção: No final desta artigo você encontrará informações sobre alguns requisitos que seu produto deve ter.
- Acesse "Marketplaces >> Amazon >> Incluir Anúncio no Marketplace":
- Na página aberta, escolha os produtos, dentre as opções abaixo:
- Selecionar Todos os Produtos;
- Selecionar os Produtos Manualmente;
- Selecionar Uma ou Mais Categorias;
- Selecionar Uma ou Mais Marcas.
- Defina a regra de preço para os anúncios (que serão criados a partir dos produtos selecionados). As opções são:
- Preço Igual da Loja;
- Acréscimo em % ou R$;
- Desconto em % ou R$.
- Caso selecione "Acréscimo/Desconto" sobre o preço de custo do produto, e o mesmo não possuir preço de custo cadastrado, será levado em consideração o preço de venda!
Atenção: Ao selecionar "Preço Igual da Loja" ou com acréscimo/desconto sobre o preço de venda, caso seu produto possua promoção ativa na loja, será levado em consideração o preço da promoção!
- Após definir a regra de preço, basta clicar em "Continuar".
- Agora, basta revisar os produtos! Caso as configurações estejam de acordo com o desejado, basta clicar em "Incluir Produtos - Página 1 de 1";
- Lembrando que poderá neste momento enviar uma descrição personalizada para os anúncios, para isto basta clicar em "Editar Descrição":
Aviso: O processo de inclusão de anúncios visto acima, é mesmo para os marketplaces NetShoes, Dafiti e Via Varejo.
Pontos de Atenção:
- É possível enviar descrição no momento da criação do anúncio. Após esse produto estar ativo, você pode fazer uma atualização completa. Apenas não será possível nos casos das ofertas serem "de/para", fulfillment classic, onsite ou se o seller tiver marcado a opção de bloquear a atualização completa;
- A Amazon limita a quantidade máxima de 2.000 caracteres para as descrições das ofertas (anúncios), ou seja, caso envie uma descrição com mais de 2.000 caracteres, a descrição será "cortada" ao atingir o limite mencionado. Lembrando que isto é uma regra da própria Amazon.
- Requisitos obrigatórios para envio dos produtos:
- Peso dos produtos (Produtos com variação que não possuem peso cadastrado nas mesmas, enviamos o peso contidos no produto, caso a variação tenha o peso cadastrado será utilizado o mesmo);
- Dimensões dos produtos - Altura Largura e Comprimento (Produtos com variação que não possuem dimensões cadastradas nas mesmas, enviamos as dimensões contidas no produto, caso a variação tenha as dimensões cadastradas será utilizada as mesmas);
- Imagem (imagem tem o limite mínimo de 600px);
- Estoque;
- Nome do produto (não pode conter caracteres especiais)
- EAN único obrigatório (EAN só é aceito em uma única oferta não pode estar em duas ou mais),
- Descrição (não pode conter html, CSS, caracteres especiais, imagens, tabelas, somente é aceito <BR> <B> <P>);
- Características;
- Categoria;
-
Caso tenha incluído um Produto diretamente no painel da Amazon (exemplo produto XPTO), ao enviar o mesmo produto pela integração marketplace Tray este produto será cadastrado no painel deles ocasionando na duplicação da oferta, essa situação ocorre pois o código da oferta que foi cadastrada diretamente na Amazon é diferente do código produto cadastrado no seu Painel Administrativo.
-
Se você cadastrar a oferta diretamente no painel da Amazon com mesmo código do seu produto na Tray, quando enviar o produto da Tray (utilizando um dos métodos de envio descritos acima) ocorre o relacionamento pois o código da oferta da Amazon é o mesmo da Tray.
- Requisitos obrigatórios para imagens de produtos:
- Modelo - Somente fotografias, não é permitido a inclusão de desenhos, por exemplo.
- Modelo de Cor – Deve ser RGB, o modelo CMYK não é permitido.
- Cor de Fundo da Imagem - Deve ser branca, sem borda, marcas d'água, animações ou qualquer outro tipo de informação visual.
- Dimensões Recomendadas - As imagens devem ter no mínimo 1.000 (mil) pixels tanto de largura quanto de altura.
- Tipo - JPEG e JPG
- Resolução - 72 pixels por polegada
- Animação - Sem animação
- A integração com a Amazon não possui comunicação de Frete, ou seja, o Frete calculado no canal de vendas da Amazon é da própria Amazon (não são utilizadas as tabelas de sua loja). No momento de enviar os produtos para a Amazon, a plataforma Tray irá informar isto.
- Será preciso que configure uma tabela de frete e envio diretamente no painel da Amazon, eles já possuem uma tabela padrão, onde será necessário apenas editá-la.
Pronto! Agora basta apenas aguardar o processamento destes anúncios por parte da Amazon, após passar pelas validações do próprio marketplace (e esteja tudo de acordo) o anúncio será publicado para venda no mesmo.
Boas Vendas!
Equipe Tray.