Como Configurar um Cupom por Características do Cliente?

    Neste artigo vamos tratar algumas melhorias que foram aplicadas em um dos recursos mais utilizados e importantes de sua loja, o Cupom de Desconto. 

    Foi disponibilizada uma nova configuração para cadastro de Cupons de Desconto. Através disso, agora é possível cadastrar cupons baseados nas características dos clientes cadastrados em sua loja virtual.

    Quer mais? Eis aqui um recurso muuuuito solicitado por vocês, lojista. Agora, é possível restringir a utilização desse cupom criado para marcas, categorias específicas, e até mesmo produtos. Ou seja, não quer que o cupom seja utilizado em algum produto? Sem problemas, basta selecioná-lo para a restrição.  

    E não para por aí! Se desejar, pode configurar para que o Cupom de Desconto não seja aplicado em produtos que já estão com promoções ativas no carrinho. 

    Gostou dessas funções? Então vamos vê-las abaixo: 

Sumário

1. Acessando o menu cupom de desconto.

2. Configurações básicas do cupom.
  2.1. Dados Gerais.
  2.2. Desconto no produto.
  2.3. Desconto no frete.
  2.4. Limites de uso.
  2.5. Desconto acumulativo.
  2.6. Aplicação.

3. Cupons de desconto por Características dos clientes.
  3.1. Cupom de desconto por mês de nascimento.
  3.2. Cupom de desconto por sexo do cliente.
  3.3. Cupom de desconto por tipo de pessoa.
  3.4. Cupom de desconto por sufixo de e-mail.

4. Cupons de desconto por dados de compra.
  4.1. Cliente primeira compra.
  4.2. Pedidos pagos.
  4.3. Cliente específico cadastrado.
  4.4. Estado.
  4.5. Local de venda.

 

1. Acessando o menu cupom de desconto:

  • Acesse "Marketing >> Cupom de Desconto >> Incluir Cupom de Desconto"

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  •   Na próxima tela, você já poderá configurar o seu cupom. Selecione a opção "Características de cliente" para prosseguir:

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2. Configurações básicas do cupom:

    Os cupons baseados nas características de seus clientes possuem as mesmas configurações iniciais dos demais. Entretanto, de forma resumida, vamos fazer um apanhado dessas configurações. Caso queira se aprofundar, clique aqui. Atente-se aos itens 2.5 e 2.6, pois tratam dessa novidade que comentamos acima. 

 

2.1. Dados Gerais:

  •   Nesta configuração, insira o Código de utilização do cupom, uma descrição para que se lembre do que o cupom se trata, e o período de validade que o cupom ficará disponível para utilização:

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2.2. Desconto no produto:

  •   Defina o valor de desconto deste cupom, se será baseado em % (porcentagem) ou em R$ (reais):

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2.3. Desconto no frete:

  •   Defina se o cupom também aplicará desconto no frete, se dará frete grátis ou se não aplicará desconto no frete

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2.4. Limites de uso:

    Seu cupom poderá ser limitado das seguintes formas:

  • Limitação de uso para B2B: Para as lojas com o recurso de B2B, é possível selecionar se o cupom será aplicado ao perfil de clientes B2B, e inclusive, poderá escolher qual o grupo de clientes neste perfil já configurado se aplicará ou não. Veja na animação abaixo;
  • Número máximo de utilizações do cupom: Nesta opção, decida quantas vezes este cupom poderá ser utilizado em sua loja;
  • Número máximo de utilizações por cliente: Nesta opção, defina quantas vezes um único cadastro de cliente em sua loja poderá utilizar este cupom;
  • Limite de desconto acumulado: Defina a quantidade de desconto que este cupom pode dar, ao atingir este limite, nenhum cliente poderá utilizá-lo novamente;
  • Faixa de preço total dos produtos: Defina qual a faixa de preço do carrinho de compras que seu cliente terá acesso à utilização deste cupom:

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2.5. Desconto acumulativo:

  • Desconto Acumulativo: Aqui você poderá optar por algumas opções em Desconto Progressivo e também em produtos que estejam com promoções:
    • Aplicar com Desconto Progressivo: se selecionar essa opção, caso tenha desconto progressivo configurado em sua loja virtual, seu cliente além de se beneficiar com o desconto progressivo, também terá o cupom de desconto;
    • Não Aplicar com Desconto Progressivo: caso selecione esse item, o cupom não será aplicado junto ao desconto progressivo;
    • Aplicar em Produtos com Data de promoção Válida: se selecionar aplicar em produtos com data de promoção válida, o cliente consegue adicionar um produto com promoção ativa, e ao utilizar o cupom, o desconto será aplicado com sucesso;
    • Não Aplicar em Produtos com data de promoção Válida: ao selecionar para não ser aplicado, caso o seu cliente entre na loja e adiciona um produto com promoção ativa no carrinho, ao tentar utilizar o cupom, ele não terá êxito, pois o cupom não será válido. 
  • Aplicação do Cupom: Aqui você poderá optar por aplicar o cupom em "Toda a Loja", "Produtos Específicos", "Categorias Específicas" e "Marcas Específicas". Após selecionar uma das opções acima, você deverá selecionar as categorias, marcas ou produtos desejados.
  • Restrição: Através dessa opção, é possível que você, lojista, insira cupons de desconto com algumas restrições. Com isso, ao selecionar produtos, marcas ou categorias específicas, o uso desse cupom será restringido para a opção que selecionou:

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2.6. Restrição:

    Como comentamos acima, uma das grandes novidades é a possibilidade de restringir a utilização de cupons em produtos, categorias e marcas específicas. Dessa forma, os cupons não serão contabilizados nesses itens escolhidos por você: 

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2.7. Aplicação

    Defina se este cupom de desconto poderá ser utilizado em todos os produtos da loja, alguns produtos categorias ou marcas específicas:

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3. Cupons de desconto por Características do Cliente:

  Nesta etapa, iremos configurar em quais características dos clientes os cupons serão baseados. Confira abaixo as possibilidades: 

3.1. Cupom de desconto por mês de nascimento:

    Crie cupons para clientes aniversariantes. Este cupom poderá ser utilizado durante todo o mês de aniversário de seus clientes, pela quantidade de vezes possibilitadas nas configurações básicas do cupom:

Exemplo:

    Digamos que criamos o seguinte cupom:

•  Código: MEUDIA2020
•  Número máximo de utilizações do cupom: Sem limite de uso
•  Número máximo de utilizações por cliente: 1
•  
Mês de nascimento: Selecionado

    Nesta configuração de exemplo, o cliente poderia utilizar o cupom apenas uma única vez durante o seu mês de aniversário, e o mesmo cupom poderia ser distribuído para quantos clientes você desejar ou até mesmo informá-lo em um banner de sua loja por exemplo.

 

3.2. Cupom de desconto por sexo do cliente:

    Esta configuração lhe permite direcionar campanhas específicas de acordo com o gênero de seu cliente.

  Exemplo: Para as mulheres, poderíamos criar o cupom OUTUBROROSA e para os homens o cupom NOVEMBROAZUL.

 

3.3. Cupom de desconto por tipo de pessoa:

    Caso queira disponibilizar um cupom de desconto para empresas que fazem compras em sua loja, e um outro para clientes finais, poderá utilizar esta opção e determinar o uso do cupom para os tipos de pessoas "Física" ou "Jurídica", que poderá utilizá-los.

 

3.4. Cupom de desconto por sufixo de e-mail:

    Quer disponibilizar um cupom de desconto apenas para clientes que tenham e-mails institucionais de uma empresa colaboradora? Utilize esta configuração para determinar qual o sufixo do e-mail (o que fica após o @!) será validado para a utilização deste cupom.

  Exemplo: Quer dar descontos para todo cliente que utiliza gmail?? Utilize o sufixo "gmail.com", assim, apenas clientes que tenham um e-mail do gmail poderiam utilizar este cupom! Caso queira disponibilizar este cupom para os funcionários de sua loja, insira o sufixo dos e-mails corporativos de sua loja e todos eles poderão utilizar este cupom. 


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4. Cupons de desconto por dados de compra:

    Nesta parte da configuração, haverá ainda mais características relacionadas aos clientes, desta vez, de acordo com os dados das compras dos mesmos. Assim, poderá configurar ainda mais dados que serão levados em conta para afunilar os clientes que poderão ou não utilizar os cupons configurados.

 

4.1. Cliente primeira compra:

    Caso o cliente nunca tenha realizado uma compra, ou mesmo que tenha feito uma compra, mas acabou sendo cancelada por algum motivo (status do pedido "Cancelado" ou "Cancelado Aut"), o cliente poderá utilizar o cupom configurado com esta opção.

    Essa é uma das opções mais utilizadas e funciona muito bem como incentivo para que novos visitantes se tornem clientes. Faça a comunicação do cupom através de banners, e-mails, pop-ups de saída ou até mesmo enviando aos clientes por meio de chat,

 

4.2. Pedidos pagos:

    Ao inserir um valor neste campo, o cupom configurado só poderá ser utilizado por clientes que já tenham realizado a mesma quantidade configurada em compras válidas, ou seja, compras pagas.

Exemplo: Ao configurar 10 pedidos pagos, o cliente poderá usufruir do cupom configurado apenas do pedido 11 em diante.

 Só é considerado um pedido pago quando o pedido se encontrar com o status "Finalizado".

 

  Dica: Essa opção traz a possibilidade de até mesmo criar um programa de fidelização via cupons.

Exemplo

• Cupom "COMPREI4" - 5% de desconto ao atingir 4 pedidos pagos;
• Cupom "COMPREI8" - 10% de desconto ao atingir 8 pedidos pagos;
• Cupom "COMPREI12" - 15% de desconto ao atingir 12 pedidos pagos;
• Cupom "COMPREI16" - 20% de desconto ao atingir 16 pedidos pagos.

 

4.3. Cliente específico cadastrado

    Nesta configuração não há segredos! Ao marcar esta opção, você deverá determinar quais clientes poderão utilizar este cupom.

 

4.4. Estado:

    Ao marcar esta opção, você poderá marcar quais estados (validado pelo CEP do destinatário do pedido) podem utilizar este cupom. Caso o CEP do cliente não esteja dentre os estados válidos, o mesmo não poderá ser utilizado.

 

4.5. Local de venda:

    Esta opção é válida para utilização do cupom em aplicativos vinculados à loja, como por exemplo, o Aplicativo Mobile, ou até mesmo para vendas do Mercado Livre, e que precise uma confirmação da compra em sua loja, onde o cliente poderá inserir ainda mais produtos no carrinho e também usufruir do desconto deste cupom.

 

⚠️ Atenção: Caso um cupom de desconto seja utilizado no pedido, o desconto associado ao cliente revendedor será anulado, prevalecendo apenas o benefício do cupom de desconto.

    Esperamos que tenha gostado dessas novas possibilidades! Com estas novas configurações, seus cupons atingirão os clientes alvos perfeitos para suas campanhas de descontos!

  Ótimas Vendas!

Equipe Tray.