Atenção: Com a mudança da integração Tray <> Magazine Luíza do dia 18/11/2019, algumas regras foram alteradas. Caso não esteja ciente sobre esta mudança, clique aqui para acessar esta informação.
Neste artigo iremos ver todas as regras relacionadas à integração de pedidos, ou seja, todo o fluxo de criação de novo pedido no portal Magazine Luíza até serem capturados pela Tray.
Vamos aos tópicos deste artigo:
1. Integração de Pedidos Integra Commerce <> Magazine Luíza
2. Integração de Pedidos Tray <> Integra Commerce
3. Regras de pedidos
3.1. Do arredondamento de valores quebrados retornados pela Integra Commerce
3.2. Das observações do cliente nos pedido provenientes da Magazine Luíza
3.3. Dos impostos inclusos nos pedidos integrados
3.4. Do cancelamento de pedidos
3.5. Da criação de pedidos de troca
3.6. Da alteração de dados após a criação do pedido
3.7. Do fluxo de status dos pedidos
3.8. Sobre o endereço de entrega diferente do Comprador
1. Integração de Pedidos Integra Commerce <> Magazine Luíza
Todos os pedidos realizados na Magazine Luíza e capturados na integração Integra Commerce <> Magazine Luíza, será de inteira responsabilidade da própria Integra Commerce obter estes dados, tratá-los e disponibilizá-los para que a Tray possa capturá-los e exibi-los e gerenciá-los em sua loja.
Desta forma, caso algum pedido tenha sido efetuado na Magazine Luíza, porém por algum motivo não foi apresentado no painel da Integra Commerce, deverá entrar em contato com a equipe de suporte da própria Integra Commerce de modo que possam lhe auxiliar com a captura deste pedido.
2. Integração de Pedidos Tray <> Integra Commerce
Uma vez que os pedidos estiverem disponíveis para captura na API da Integra Commerce, a Tray conseguirá buscar estes pedidos e integrá-los em suia loja, de modo que possa gerenciá-los através do próprio painel de sua loja virtual.
Para que possa visualizar todos os pedidos integrados em sua loja através desta integração, acesse Marketplaces » Magazine Luíza » Lista de pedidos.
Neste local, conseguirá acessar todos os pedidos que já foram integrados em sua loja Tray, podendo também exportar a listagem filtrada para uma planilha Excel caso deseje.
Todos os novos pedidos integrados a partir desta mudança, não mais receberão a marcação de local de venda como "Integra Commerce", serão incluídos em Vendas » Pedidos realizados como local de venda "Marketplace Magalu", para melhor clareza das informações na hora de gerenciar os seus pedidos.
3. Regras de pedidos
A seguir veremos todas as novas regras que envolvem os pedidos integrados através deste novo método de integração.
3.1. Do arredondamento de valores quebrados retornados pela Integra Commerce
A Integra Commerce poderá retornar valores quebrados (muitos números após a casa decimal) para Tray. Neste cenário a Tray fará o arredondamento dos valores da seguinte forma:
- Valores chegando até “5”, serão arredondados para baixo:
- Exemplo: Total do pedido: R$ 27,895 - Na Tray entrará R$ 27,89 .
- Valores acima de “6”, serão arredondados para cima:
- Exemplo: Total do pedido: R$ 47,756 - Na Tray ficará com valor de R$ 47,76.
3.2. Das observações do cliente nos pedido provenientes da Magazine Luíza
Atualmente não existe um campo onde o cliente poderá inserir observações nos pedidos deste marketplace.
3.3. Dos impostos inclusos nos pedidos integrados
Todos os impostos são calculados pela Magazine Luíza.
3.4. Do cancelamento de pedidos
Sempre haverá cancelamento total do pedido, não sendo possível o cancelamento de apenas alguns produtos inseridos no pedido (Parcial).
3.5. Da criação de pedidos de troca
Não é possível gerar pedidos de trocas, o lojista deverá tratar diretamente no portal da integra Commerce.
3.6. Da alteração de dados após a criação do pedido
Após a integração do pedido, o mesmo não sofrerá nenhum tipo de alteração na Integra Commerce que não seja de seu status.
3.7. Do fluxo de status dos pedidos
Veja os fluxos de atualização de status e a responsabilidade de cada um dos sistemas integrados:
- A Responsabilidade de cada um dos sistemas em realizar as atualizações:
- A Magazine Luíza é responsável por atualizar o pedido para os status: NEW, APPROVED e CANCELED.
- Para o serviço Magalu entregas, a Magazine Luíza também é responsável por atualizar o pedido para os status SHIPPED e DELIVERED.
- Os status INVOICED, SHIPPED e DELIVERED são de responsabilidade da Tray, sendo os dois últimos apenas quando o frete não for vinculado à Magalu Entregas, como informado anteriormente.
- Informações necessárias para atualização de status dos pedidos:
- Status INVOICED - Para atualizar um pedido para INVOICED é necessário que seja enviado para o Integra Commerce todos os dados de nota fiscal (chave, número, série, data de emissão).
- Status SHIPPED - Para atualizar o pedido para SHIPPED, é necessário o envio dos dados de tracking como URLs de rastreio, código de rastreio e data estimada de entrega.
- Status DELIVERED - Para atualizar para DELIVERED, é necessário o envio da data de entrega.
- Status INVOICED - Para atualizar um pedido para INVOICED é necessário que seja enviado para o Integra Commerce todos os dados de nota fiscal (chave, número, série, data de emissão).
Atenção: Para pedidos com frete Magalu Entregas, a Integra Commerce não permitirá mudanças de status para SHIPPED ou DELIVERED por alterações realizadas na Tray, visto que esses dados serão atualizados pela própria Magazine Luíza.
- Regras para envio do status DELIVERED à Magazine Luíza.
- 1 - Pedidos entregues pelo Correios - Assim que o pedido receber o status de "Finalizado" (Quando houver a notificação de entrega do pedido por parte dos Correios) dispararemos o evento de alteração do status para "DELIVERED" na Integra Commerce.
- 2 - Pedidos Magalu Entregas - A própria Magazine Luíza será responsável pela alteração para o status "DELIVERED".
- 3 - Pedidos com envios de terceiros (Integração própria de frete ou transportadoras - Por enquanto, será necessário que realize a marcação da entrega manualmente dentro do portal do Integra Commerce.
3.8. Sobre o endereço de entrega diferente do Comprador
É possível fornecer somente o nome do destinatário que receberá a mercadoria no endereço informado. A Magazine Luíza não possui campo de endereço Adicional para o Destinatário, portanto todos os pedidos levarão em conta apenas o endereço do comprador independente se foi preenchido um nome de Destinatário diferente do comprador durante a compra.
Boas Vendas!
Equipe Tray.