Já ouviu falar no Fulfillment? Em tradução livre é, "tomar conta de toda a parte de logística, desde o recebimento dos produtos, separação, embalagem e por fim o envio".
Atualmente, o Mercado Livre possui um Centro de Distribuição na R. Wagner Luiz Beviláqua, 525 - Parque dos Estados, Louveira - SP, CEP: 13290-000, onde realiza o serviço de Fulfillment, ou seja, você envia seus produtos a este centro de distribuição e após isto, deverá focar apenas no marketing/vendas dos produtos, pois todo o processo de preparação e envio do produto ficará sob responsabilidade do Mercado Envios.
Mas é claro, não podemos esquecer que, você precisará entrar em contato com a equipe do próprio Mercado Envios através deste link, para validar quais são as regras para utilizar este serviço, se há taxas e qual o próximo passo a ser tomado.
E na Tray, como fica?
Sabemos que somente são importadas as vendas que ocorrem no Mercado Livre para a Tray quando os anúncios estão relacionados, quando realizar a integração de seus anúncios com o Fulfillment, automaticamente a regra de estoque destes anúncios serão alteradas para "Não Configurado", isto porque o próprio Mercado Livre irá controlar o estoque de seus produtos, mas não se esqueça, você é quem deverá sempre "alimentar" este estoque para que seus anúncios não sejam pausados.
Desta maneira, ao selecionar "Estoque Igual ao da Loja" ou "Estoque Fixo" não irá interferir no estoque destes anúncios, uma vez que tal regra não será respeitada pois o estoque real já foi encaminhado ao Centro de Distribuições do Mercado Livre.
Quanto ao pedido:
Quando um pedido vindo do Fulfillment entrar na plataforma Tray, seu fluxo será um pouco diferente dos demais pedidos, caso ainda não tenha sido gerada uma Nota Fiscal para este pedido, o mesmo entrará com o status "A ENVIAR NOTA FISCAL ML", e quando for gerada uma nota fiscal e o pedido ser notificado com tais dados, o status do pedido será alterado para "AGUARDANDO ENVIO ML", lembre-se que, caso o pedido seja incluso na plataforma já com a Nota Fiscal, o mesmo já entrará como "AGUARDANDO ENVIO ML".
O único procedimento a ser feito pelo lojista para os pedidos vindos do Fulfillment é a emissão da Nota Fiscal, isto apenas caso a mesma já não tenha sido emitida, lembrando que a emissão de NF pode ser feita através de um ERP, ou mesmo, você poderá entrar em contato com o Mercado Livre para validar se eles disponibilizam alguma ferramenta para isto.
Não é preciso emitir etiqueta para envio, pois todo o processo de embalagem, envio (logística) será de responsabilidade do próprio Mercado Livre.
Como será a atualização do anúncio na Tray?
Através da Tray, continuará sendo possível alterar preço, imagens e descrições normalmente, este fluxo não será alterado em nada. Porém, quanto à inclusão de novas variações, ou mesmo, a exclusão de variações, tais informações não serão aplicadas ao anúncios, o mesmo ocorre para produtos também, caso venha a excluir o produto da loja virtual, seu anúncio (fulfillment) permanecerá o mesmo no Mercado Livre.
E o controle estoque?
Dentro do painel do próprio Mercado Livre, haverá uma opção chamada "Mercado Envios Full", onde poderá acompanhar informações do estoque dos produtos que tem no Fulfillment.
Pode ser feita uma Integração ERP?
Sim! Desde que o ERP utilizado já esteja pronto para trabalhar com o sistema de Fulfillment do Mercado Livre, e para isto, deverá ser validado diretamente com a equipe do ERP que deseja utilizar.
Itens Importantes!!
- Gostaríamos de salientar que todas as regras necessárias para utilizar o Mercado Envios Full (Fulfillment), é preciso que sejam validadas diretamente com a equipe do Mercado Livre/Envios.
- O sistema de Fulfillment do Mercado Livre somente terá funcionalidade caso a venda ocorra diretamente no Mercado Livre, ou seja, se o produto for vendido através da loja virtual, o sistema de Fulfillment não será aplicado.
- O estoque (de anúncios Fulfillment) deverá ser controlado diretamente no painel do Mercado Livre, ou seja, não há como controlar pela Tray, sendo necessário que você, lojista, corriqueiramente valide o estoque que possui no Centro de Distribuição do ML para que não fique zerado e consequentemente tenha seu anúncio pausado.
- Quando um pedido realizado via a modalidade Fulfillment for integrado à sua loja Tray, a criação do pedido na plataforma não causará a redução do estoque do(s) produto(s) comprado(s) neste pedido em sua loja virtual. Sendo assim, o estoque será apenas removido do Centro de Distribuições do Mercado livre e não de sua loja virtual Tray, e nos logs deste pedido em questão, que foi incluso em sua loja virtual, haverá uma justificativa de que o estoque dos produtos não foram reduzidos devido ao sistema Fulfillment.
Boas Vendas!
Equipe Tray.