Tem integração com o Mercado Livre? Pois bem, neste artigo, você verá como cadastrar/incluir um novo anúncio no Mercado Livre a partir da Tray.
Esse procedimento é bem simples! Abaixo, veremos o passo a passo:
- Acesse "Marketplaces >> Mercado Livre >> Incluir Anúncio"
- Nesta opção, poderá enviar produtos que já estão cadastrados na loja virtual para o Mercado Livre como anúncios;
Aviso: Para novas contas do Mercado Livre (contas sem nenhum anúncio), é obrigatório que você crie ao menos um anúncio através da plataforma do próprio Mercado Livre, para que depois possa gerar anúncios através da plataforma Tray. Não se esqueça, gere ao menos um anúncio através do próprio ML para depois enviar a partir da Tray. Somente assim a integração irá ocorrer corretamente.
- Selecione para qual apelido o anúncio deverá ser incluído. caso possua apenas um apelido integrado, o mesmo já será selecionado automaticamente;
- Selecione se deseja enviar os anúncios por produtos ou por categoria;
- Poderá utilizar o campo de pesquisa por código do produto, nome do produto e filtrar por produtos que já estão relacionados e os que não estão;
- Selecione o produto ou categoria desejada:
- Selecione em qual categoria do Mercado Livre o anúncio deverá ser incluído;
- Selecione uma das opções para as variações, se serão cadastradas cada variação como um anúncio diferente no Mercado Livre ou mesmo se será cadastrado apenas um anúncio no Mercado Livre contendo todas as variações;
- Regra de Preço terá as seguintes opções:
- Preço Igual ao da Loja: selecionando esta opção o preço do anúncio no Mercado Livre ficará atrelado ao da loja, ou seja, se na loja virtual o preço do produto estiver em R$100,00 o anúncio no Mercado Livre também e se for alterado para R$130,00 o anúncio também irá alterar;
- Preço Fixo: Será mantido um preço fixo no Mercado Livre no qual não terá ligação com o preço da loja, sendo realizada uma alteração no preço de vendo do produto será necessário que altere o produto cadastrado na loja virtual como também o preço do anúncio no Mercado Livre em locais diferentes;
- Com Acréscimo em % ou R$: poderá selecionar por exemplo a base do preço de venda (produto na loja) com um acréscimo de 10% ou R$10,00, assim um anúncio no qual está relacionado a um produto no qual tem o preço de venda na loja virtual de R$100,00 terá o acréscimo de 10% sobre o R$100 ou mesmo R$10,00 + R$100,00, tendo o valor de venda no Mercado Livre de R$110,00;
- Com Desconto em % ou R$: funciona da mesma forma do item acima, poderá selecionar o preço de venda do produto da loja virtual com um desconto em % ou em reais para ser vendido no Mercado Livre, exemplo produto na loja virtual tem o preço de venda de R$100,00 e você seleciona a opção com desconto sobre o preço de venda de 10% o valor do anuncio no Mercado Livre será de R$90,00;
- Regra de estoque se aplica da seguinte maneira:
- Estoque Igual ao da Loja: O anúncio terá a mesma quantidade de estoque que o produto da loja virtual, assim quando realizado a venda do produto no Mercado Livre o mesmo dará baixa no Mercado Livre e também no produto da Loja Virtual e também vice-versa, quando realizada uma venda na loja virtual os anúncios relacionados ao produto em questão terão seus estoques atualizados:
- Quantidade Fixa: O anúncio e o produto da loja no qual foi relacionado terão locais de configuração de quantidade de estoque, se por exemplo, configurar estoque fixo de 2 unidades, seu anúncio no Mercado Livre será sempre apresentado com 2 unidades de estoque, assim que um cliente realizar uma compra, ele retornará o estoque do anúncio para 2 unidades, lembrando que ainda sim será dada baixa no estoque do produto em sua loja virtual, se a opção vista no item 6.8.2 estiver Ativa.
Importante: Tanto para a regra de Estoque Fixo como para de Preço Fixo será necessário realizar as atualizações do anúncio diretamente pelo Mercado Livre ou mesmo acessando a página de edição do anúncio aqui no painel administrativo Tray, ou seja, alterando estas informações diretamente no produto cadastrado na Tray, não irá refletir no anúncio.
- A condição do produto, se é novo ou usado;
- Em "Tipo de Anúncio" deverá selecionar se o anúncio é Grátis, Premium ou Clássico, lembrando que cada um deles tem sua relevância em questão de exposição dos anúncios, quanto ao anúncio Grátis, há regras para sua utilização, neste artigo você encontrará maiores informações.
- São regras do próprio Mercado Livre para cada categoria e também há a regra de Frete no qual via de regra produtos com valor de venda acima de R$99,00 são oferecidos frete grátis aos clientes (há um link na mensagem para melhor entendimento da regra);
- Selecione a configuração do Frete, onde deverá selecionar se será frete grátis ou se o cliente deverá pagar o frete;
- Selecione o template a ser utilizado para a descrição do anúncio, veja aqui como criá-lo;
- Poderá selecionar se deseja que as imagens, vídeos e a descrição geral do produto será ou não sincronizada ao realizar o relacionamento do produto <=> anúncio, ou seja, se para o anúncio serão importadas tais informações ou não, lembrando que as opções Preço do Anúncio e Alterar Estoque e Disponibilidade do Anúncio somente terão funcionalidade se a regra de preço e estoque estiverem “Igual ao da Loja”;
- Nome do Anúncio que será apresentado no Mercado Livre;
- Dados dos produto cadastrado na loja virtual;
- Poderá editar a descrição do produto para ser enviado ao Mercado Livre antes da publicação, após este passo bastará clicar em “Incluir Anúncios - Página 1 de 1”;
Atenção: Caso você inclua o anúncio e ele "fique" parado no status "Em Fila" por mais de uma hora, será liberado o botão "Reenviar", para que envie novamente o anúncio.
- Para acessar tal botão, você deverá ir na lista de anúncios (Visualizar Anúncios), e filtrar pelo status "Em Fila", em seguida, clique em "Detalhes".
- Pronto, o botão será apresentado logo na parte superior da página, conforme imagem, lembrando que o botão será liberado caso o anúncio complete uma hora de espera no status "Em Fila".
Boas Vendas!
Equipe Tray.