O e-mail marketing é uma ferramenta muito utilizada para campanhas de marketing, não só em épocas de promoções como Black Friday por exemplo, mas sim durante todo o ano uma vez que poderão ser criadas campanhas para aniversariantes, para clientes novos, clientes já antigos entre outras segmentações.

 

  Acessando o aplicativo

  • Acesse em seu painel administrativo: Meus Aplicativos, na próxima página localize o app “E-mail Marketing” e clique em "Acessar".

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Atenção!!

  Caso não tenha este aplicativo instalado em sua loja, isso quer dizer que sua loja utiliza um plano da Tray que não possui este recurso habilitado, pois o mesmo foi descontinuado e não há mais como contratar este recurso.

 

  A configuração do aplicativo

  •   Ao acessar o aplicativo pela primeira vez, você receberá um e-mail para confirmar a utilização da ferramenta, onde apenas bastará clicar no link de confirmação contido no e-mail. Este e-mail de confirmação poderá chegar após alguns minutos da ativação do aplicativo.

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  Atenção: O e-mail do remetente apresentado nesta etapa, é o mesmo e-mail principal da loja cadastrado em Minha loja » Informações da loja. Neste primeiro momento, deverá obrigatoriamente ativar este e-mail de remetente para utilização do aplicativo. Após sua ativação, poderá alterá-lo a qualquer momento no menu lateral "Informações".

  •   Na página aberta serão apresentadas algumas informações sobre seu plano de E-mail Marketing como mensagens, quantidade de envios realizados, quantidade de envios disponíveis e também um gráfico de erros, envios e mensagens visualizadas;

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  •   Em Contatos » Gerenciar Contatos será apresentada a lista de contatos de sua loja, na listagem da direita (Status) poderá verificar os e-mail que estão sincronizados ou seja os os e-mails que já poderão ser incluídos em suas campanhas, lembrando que os clientes no qual não aceitaram receber Newsletter por regra da ferramenta não serão sincronizados;

  •   Na parte superior do lado direito há o botão “Importar Contatos” onde já haverá um modelo de planilha Excel pronto, sendo necessário apenas que realize o download, preencha a planilha com os dados dos clientes e depois suba a planilha através da mesma página, lembrando que para a importação de clientes desta maneira não será aplicada a regra da Newsletter vista no tópico acima pois os e-mails não estarão cadastrados como clientes em seu painel administrativo da loja e sim somente no painel do e-mail marketing;

  •   Em Contatos » Enriquecimento de Dados você poderá criar um formulário com perguntas para posteriormente poder criar a segmentação de clientes com mais propriedade, as perguntas são opcionais porém poderá incluir perguntas como “De quanto em quanto tempo deseja receber nossas ofertas?” entre outras, isto para avaliar o comportamento do cliente;

  •   Acesse Envio de E-mail » Segmentação, no canto superior direito clique no botão “Cadastrar Segmentação”;

  •   No primeiro campo insira o nome da segmentação que estiver criando;
  •   Em Características selecione entre os gêneros “Masculino” e “Feminino”, abaixo insira a faixa de idade e também se deseja enviar para os aniversariantes do dia;
  •   Clientes cadastrados e Último compraNestas duas opções deverão ser selecionado período de tempo, como “há mais de 30 dias” “há exatos 10 dias” “Há menos de 60 dias”;
  •   Aplicação: Selecione se serão para todos os estados, marcas e produtos ou se desejar selecionar manualmente tais informações basta desmarcar a caixa de seleção e serão apresentadas as opções, depois salve;

  •   Em Envio de E-mail » Templates poderá criar templates personalizados para o envio das mensagens;

  •   Insira o nome do Template, abaixo selecione a quantidade de produtos que serão apresentados no template que está criando;
  •   Abaixo poderá desenvolver o template desejado, lembrando que a tag [conteúdo] irá buscar o conteúdo da mensagem cadastrada conforme será visto alguns itens abaixo, então tal Tag não deverá ser removida;

  •   Acessando Envio de E-mail >> Mensagem serão apresentadas as mensagens que já estiverem cadastradas em sua ferramenta de e-mail marketing como também os rascunhos, mensagens enviadas, mensagens agendadas, canceladas entre outras;
  •   Ainda na mesma opção do item acima no canto superior direito haverá a opção a opção “Cadastrar Mensagem” nesta página será necessário que preencha algumas informações para criar sua mensagem;

  •   Primeiro item a selecionar é a “Segmentação” podendo ser a padrão da plataforma ou uma que você mesmo criou seguindo os passos informados pouco acima;
  •   Poderá configurar para que as mensagens sejam enviadas logo após sua configuração completa ou agendar a data e hora para envio das mensagens;
  •   Em Template de Anúncios deverá selecionar um template padrão ou um que você mesmo criou conforme demonstrado alguns itens acima;
  •   Abaixo da palavra Campanha no canto esquerdo há um botão para inserir uma nova campanha, realize este procedimento e no centro da tela selecione a campanha criada;
  •   Agora deverá inserir o Assunto de sua mensagem;
  •   Abaixo poderá selecionar quais produtos ou categorias deseja enviar através da mensagem, após isto clique em salvar.

  Atenção: Caso agende o envio de alguma mensagem e por qualquer motivo esta mensagem não mais deva ser enviada, basta clicar na seta virada para baixo e ao lado direito da mensagem e clicar em "Cancelar Mensagem".

  •   Acessando Envio de E-mail » Recorrência você poderá criar mensagens recorrentes, ou seja, poderá criar mensagens para que sejam disparadas automaticamente em períodos pré-cadastrados, como enviar uma mensagem específica todas as semanas, todo mês, ou o período de tempo que desejar.

  •   Na opção Envio de E-mail » E-mails Inteligentes podendo ativar o envio de e-mails para clientes que não compram na loja a um certo tempo, clientes que acabaram de se cadastrar, clientes que acabaram de comprar entre outras opções;

  •   Por fim na opção “Configurações” terá acesso às informações de envios feitos e disponíveis como na página Inicial, e também poderá editar as informações do nome de sua loja e também conta de e-mail do qual serão disparadas as mensagens.

  Para realizar a integração desta ferramenta com as Redes Sociais acesse este link, onde há a documentação completa!

 

  Boas Vendas!

Equipe Tray.

 

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