Como Importar Variações via Excel?

    O recurso deste artigo, além de lhe trazer economia de tempo, trará também mais praticidade para o dia a dia. Através do nosso aplicativo de Importação via Excel, será possível importar as variações que serão usadas no seu cadastro de produto através de uma planilha, isso é, sem necessidade de realizar o cadastro manualmente. 
    Os formatos de arquivos suportados são XLS ou XLSX!

Como Acessar ou Instalar o Aplicativo: 

  • Para instalar, acesse "Aplicativos >> Instalar Novos Aplicativos":
  • Filtre por "Excel" e clique em "Instalar Aplicativo": 

mceclip2.png

  •  Agora, caso já tenha instalado o aplicativo, basta acessar "Aplicativos", localize o app e clique em "Acessar": 

mceclip3.png

 

Importando as Variações:

  • Primeiramente, será preciso criar um modelo para importação. Lembrando que o modelo deve ser criado para que você defina como o sistema deverá "ler" as informações de sua planilha. Clique em "Incluir Modelo para Importação":

mceclip4.png

    Na próxima tela, deverá preencher algumas informações correspondentes ao modelo que irá criar. Sendo elas:

  • Nome do modelo: nomenclatura do modelo de importação para que você possa identificar esse mesmo modelo;
  • Número da linha para importação: nesse campo deverá inserir o número da linha que o sistema possa "ler" as informações. Para deixar mais claro, considere o exemplo: se inserir linha 4, significa que o sistema fará a leitura a partir da linha 4, ou seja, as linhas 1, 2 e 3 serão desconsideradas;
  • Letra da coluna para iniciar a importação: podemos usar o mesmo raciocínio do exemplo acima. Caso insira, por exemplo, letra C, as colunas A e B serão descartadas, ou seja, o sistema realizará a leitura a partir da letra C;
  • Variações que não estão no seu novo arquivo, mas já estão cadastrados na loja: caso existam variações nos produtos da sua loja, com muita atenção, você poderá optar por três opções:
  1.  Nenhuma ação: ao selecionar essa opção, nada ocorrerá com as suas variações já cadastradas que não estão na planilha que está "subindo";
  2. Alterar o estoque das variações para 0: uma vez que você escolhe essa opção, o estoque de todas as variações que estão cadastrados na plataforma e que não estão na planilha que está "subindo" serão zerados;
  3. Remover variações da loja: serão excluídas todas as variações cadastradas na plataforma que não estiverem na planilha que está "subindo".
  •  

mceclip6.png

  • O próximo passo é definir quais as colunas do seu modelo de importação. Escolha as colunas pré-definidas clicando em "Adicionar Novas Colunas+". Veja abaixo: 

mceclip7.png

  • Você verá uma lista de todas as colunas que poderá utilizar em seu modelo de importação: 

chrome-capture-2022-3-20.gif

  • Localize os campos que deseja, clique em "Selecionar" em seguida "Salvar":

mceclip8.png

 

Pontos de Atenção! 

  1. É necessário selecionar as colunas individualmente até que tenha selecionado todas as informações (colunas) desejadas para a importação;
  2. Além de cadastrar novas variações, é possível fazer a atualização de variações já existentes. Para isso, basta inserir na coluna "Identificador" as informações correspondentes das variações já criadas. A partir desse processo as mesmas serão atualizadas;
  3. É permitida a inclusão de até 100 variações por produtos. Caso seja enviado um arquivo contendo mais de 100 opções de variações, a plataforma irá cadastrar as 100 primeiras, descartando as excedentes, e gerando o arquivo de erros. 
  • Veja abaixo um exemplo de modelo: 

mceclip5.png

  • Para finalizar, selecione o Identificador. Ele será utilizado para atualizar variações já existentes, via de regra, é utilizado a coluna "Código da Variação (ID)".

Atenção: Caso esteja cadastrando novas variações, o campo "Identificar" selecionado, por exemplo, o "Código da Variação (ID)" deverá ser deixado em branco na planilha que irá "subir" para a plataforma:

 

mceclip9.png

  • Após preencher/selecionar todas as configurações mencionadas acima, clique em "Salvar e Importar Variações"

 

mceclip10.png

  • Note que em "Selecione uma Opção para Continuar" o modelo que criamos foi selecionado automaticamente; 
  • Agora você poderá clicar em "Clique Aqui Para Baixar o Arquivo Modelo" para realizar automaticamente o download do modelo de planilha que criou. Entretanto, caso já tenha uma planilha preenchida, poderá utilizá-la sem nenhum problema, desde que a mesma tenha as informações preenchidas de acordo com o modelo de importação criado anteriormente. Por exemplo: 
    • Se no modelo você configurou o "Preço de Venda" na coluna E, logo em sua planilha preenchida o preço das variações deverão estar também na coluna E, e assim por diante. O mesmo procedimento deverá ser aplicado para as demais colunas.
  • Após a questão do exemplo mencionado acima, basta clicar em "Selecionar Arquivo Para Envio". Localize o arquivo em sua máquina, selecione-o e clique em "Iniciar Importação":

 

mceclip11.png

  • Agora basta aguardar o término do processo de importação. Lembrando que você pode realizar outras atividades normalmente: 

mceclip12.png

  • Aguarde o processamento de sua planilha.

mceclip13.png

 

    Prontinho! Importação realizada com sucesso. Caso queira conferir, basta acessar os produtos no qual fez a atualização ou criação das variações. 

 
Boas Vendas!
Equipe Tray.