Como Gerenciar os Usuários Cadastrados e suas Permissões?

    A funcionalidade "Usuários Cadastrados" permite a gerência definir permissões de acesso ao sistema administrativo da loja virtual para cada usuário que cadastrar (os usuários podem ser de agências, funcionários, entre outros), assim você consegue limitar o que cada usuário poderá visualizar e/ou editar.

    Vamos às configurações:

  •  Acesse "Configurações" Em loja, clique em "Usuários":

 

Configurar Permissões:

  • Para criar um novo usuário, basta clicar na opção "Incluir usuário":

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  • Ao acessar essa opção, a primeira configuração necessária é preencher os Dados do Usuário. Basicamente, você precisa informar e-mail, nome de usuário, CPF, senha, e confirmar a senha:

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Permissões do Usuário:

  • O próximo passo é definir as permissões que esse usuário terá no sistema. Existem 6 tipos:
  1. Visualizar;
  2. Incluir;
  3. Editar;
  4. Excluir;
  5. Exportar;
  6. Minha Tray.
  • Nesta parte, você deverá selecionar quais itens o usuário poderá alterar, incluir, editar e/ou excluir.  Agora, caso tenha configurado para este usuário a permissão "Editar Pedidos", serão apresentadas mais algumas opções que veremos pouco mais abaixo:

  • Para as opções que forem definidas somente em visualização, o usuário somente pode visualizar as informações. Ou seja, não será possível Alterar/ Incluir/Remover. E assim vale para as outras opções.
  • Como mencionado acima, caso o lojista selecione "Editar" em Pedidos, haverá uma configuração extra, a de "Permissões de editar Pedidos", que será definida quais configurações no pedido este usuário poderá alterar:

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Pedidos: Caso queira que o seu usuário tenha acesso aos pedidos da loja;
Clientes: Caso queira que o seu usuário tenha acesso aos clientes cadastrados em sua loja;
Produtos: Caso queira que o seu usuário tenha acesso aos produtos cadastrados em sua loja;
Configurações: Caso queira que o seu usuário tenha acesso a aba configurações da plataforma, sendo todos os campos inclusos nele, e marketplaces;
Dados de pagamento: Essa seria acesso aos pagamentos dos pedidos e as configurações das formas de pagamento;
Extensão: Aplicativos;
Usuários: Acesso aos usuários da plataforma;
Relatórios: acesso aos todos os relatórios da plataforma;
E-mails: Configuração dos e-mails padrões da loja.

    O sistema possui uma regra que, caso o usuário não possua permissão para editar os pedidos e tentar realizar alguma alteração, além de obviamente não permitirmos essa alteração, uma mensagem será apresentada para alertar que ele não possui essa permissão. 

Cadastro de Comissão:

    No final da página haverá duas opções "Salvar e Cadastrar Comissão" e "Salvar". Caso selecione apenas "Salvar", o usuário será cadastrado e você voltará à lista de usuários cadastrados, entretanto, caso selecione "Salvar e Cadastrar Comissão", uma tela como essa será aberta: mceclip6.png

  • Como podemos ver na imagem acima, você poderá marcar a opção "Habilitar Comissão (%) por categoria específica". Assim, será possível cadastrar quantos % de comissão o usuário irá ganhar ao realizar um pedido manual (de acordo com a categoria dos produtos). 
  • Ficou confuso? Esta comissão será calculada sempre que for feito um pedido manual, isso em "Vendas >> Incluir Pedido Manual". Veja o exemplo: quando o usuário João incluir um pedido manual do produto Camiseta, vai contabilizar a comissão de João de acordo com a % que foi definida para a categoria no qual o produto Camiseta faz parte.

Histórico de Usuários e Registros:

    Em seu painel administrativo, é possível visualizar os 10 últimos acessos de login e registros, como alterações de senhas. Caso você seja o usuário principal, poderá acessar a tela de usuários cadastrados, ver e editar todos os registros. Agora, se estiver logado como um usuário não principal, conseguirá ver e editar somente o seu registro. 

    Veremos abaixo esse comportamento.

  • Acesse "Configurações" Em loja, clique em "Usuários";
  • No usuário específico, clique em mceclip0.png e vá em "Histórico de acesso":

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  • Observe que temos gravados os últimos 10 acessos de login, data e horário, endereço IP, e registro de alteração de senha, caso haja:

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Atenção: Apenas o usuário principal possui acesso a todos os usuários na tela de Usuários Cadastrados. O usuário comum poderá visualizar apenas o seu usuário nessa mesma tela. 

Exclusão de Usuário:

    O ato de exclusão de um usuário comum apenas poderá ser realizado pelo usuário principal, pelo próprio usuário, ou qualquer outro usuário com a permissão de exclusão. 

    Para garantir segurança nos processos de exclusão, foi implantado um duplo código de confirmação para essa ação. Sendo assim, ao clicar em remover usuários, uma dupla confirmação será realizada para o usuário que está efetuando a remoção. Sendo assim, há duas hipóteses:

  1. Caso possua a Autenticação de 2 Fatores ativo em seu usuário, ele deverá utilizar este código para remover o usuário;
  2. Caso não possua a Autenticação de 2 Fatores ativa em seu usuário, um e-mail deverá ser enviado para sua conta com uma senha temporária que deverá ser informada no processo de exclusão.

    Veremos abaixo o comportamento:

  • Acesse "Configurações" Em loja, clique em "Usuários";
  • No usuário específico, clique em mceclip0.png e vá em "Excluir usuário":

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  • Uma modal será exibida para que você confirme a exclusão;

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  • Como comentado acima, um e-mail com um código será enviado para a sua caixa de entrada para que posteriormente, você insira no campo abaixo para confirmar a exclusão:

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  • Após inserir o código, basta clicar em "Excluir" que o usuário será removido: 

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🚨 Atenção!

  Caso estejamos falando sobre a exclusão do usuário principal, esse processo apenas acontecerá quando for solicitado pelo próprio usuário principal. Logo em seguida, ele deverá selecionar um novo usuário principal.

    Observe abaixo:

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Edição do Usuário:

    As edições nas contas dos usuários comuns apenas poderão ser feitas pelo usuário ou principal ou por esses mesmos usuários, desde que eles tenham a permissão de edição habilitada. O mesmo não se aplica para o usuário principal, isso porque apenas ele poderá realizar essas alterações.

  • Para editar, vá em "Configurações" Em loja, clique em "Usuários";
  • Localize o usuário em específico e clique em "Editar":

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Boas Vendas!

Equipe Tray.