Que tal importar seus clientes em massa? Ótimo, neste artigo abordaremos a importação de cliente via excel que facilita e muito este processo, sem a necessidade de cadastrar manualmente um por um, bem então vamos logo às configurações.
Vamos lá:
Caso ainda não esteja instalado, localize e instale o aplicativo em Meus Aplicativos >> Instalar Novos Aplicativos. Será apresentada uma tela conforme figura abaixo:
- Para instalar, acesse Aplicativos >> Instalar Novos Aplicativos >> Instalar Novos Aplicativos.
- Filtre por Excel e clique em "Instalar Aplicativo" e depois em "Contratar" lembrando que é gratuito;
- Agora, caso já tenha instalado o APP de Importação através do Excel, basta acessar em Aplicativos e acessa-lo.
- Na página aberta acesse a opção “Incluir Modelo para Importação”;
- A página de criação do modelo é igual às das demais importações via excel sendo elas;
- Nome do modelo (apenas para identificação do lojista);
- Número e Letra para iniciar a importação das informações ( selecionado nº 5 e letra D, significa que as informações das linhas 1, 2, 3, 4 e também das colunas A, B e C serão desconsideradas);
- Ao lado esquerdo há uma informativo sobre cada coluna (para que o preenchimento seja feito de maneira correta);
- Em “Adicionar Novas Colunas” deverá selecionar todas as informações que deseja importar para seu painel administrativo, como por exemplo RG, Nome do Cliente, CNPJ, CPF, Código do Cliente, dentre outras informações;
- Lembrando que caso preencha a planilha com o “Campo Identificador” de algum cliente já existente em sua plataforma, não será criado um novo cadastro de cliente e sim será atualizado o já existente;
- Depois que adicionar todas as colunas necessárias e clicar em “Salvar” você será redirecionado à página conforme imagem abaixo:
- Basta agora fazer o download do modelo que foi criado e preenchê-lo com as informações de seus clientes, conforme imagem abaixo:
- Notou que a imagem acima da planilha preenchida tem um botão em azul ao lado direito contornado de vermelho? Agora que está com o modelo preenchido acesse esta opção;
- Na primeira opção selecione o modelo no qual realizará a importação;
- Pule a opção “Clique aqui para fazer o download…” pois esta parte já foi feita;
- Em “Selecionar Arquivo para Envio” deverá localizar em seu PC ou Notebook a planilha preenchida, ao localizar selecione a mesma e no final da página clique em “Iniciar Importação”;
- Poderá aguardar a importação caso sejam poucos clientes ou mesmo poderá realizar outras configurações em sua loja enquanto a plataforma importa os dados de sua planilha, assim que a importação é finalizada você será avisado através do painel administrativo;
Lembrando que se ocorrer algum erro na importação a plataforma irá gerar uma planilha com erros e o link para download será apresentado no local marcado em vermelho (parte superior) da imagem acima.
Depois que a importação for realizada com sucesso, você já poderá acessar a opção Vendas >> Clientes e verá os clientes que foram importados.
Importante: Não é possível importar senhas de clientes, ou seja, após a importação das informações de seus clientes os mesmos terão de redefinir a senha de acesso (apenas para o primeiro acesso na plataforma Tray)
Boas Vendas!
Equipe Tray.