As vendas na loja virtual e nos demais marketplaces são capturadas automaticamente, mas também é possível incluir um pedido manualmente. Veja abaixo como realizar este procedimento:
- Acesse Vendas >>Lista de pedidos >> Criar Pedido
- Serão apresentados três menus: Dados do pedido, Dados do Cliente e Finalização.
- Primeiramente, vamos configurar a aba Dados do Pedido.
- A primeira opção que deverá configurar é o "Código do Cliente" (caso esteja incluindo um pedido para uma lista, selecione na parte superior a qual lista pertence o pedido).
- Ao clicar em "Código do Cliente", será aberta uma nova janela, para realizar a busca deste cliente, a busca pode ser realizada por e-mail ou pelo nome.
- Após digitar o nome/email do cliente, clicar em "Buscar" e será exibida uma lista com todos os clientes com nome/email relacionado.
- Agora, basta selecionar o cliente ao qual o pedido será atribuído, e clicar em "OK". Veja abaixo:
Importante: Caso o cliente a quem você queira atribuir este pedido, ainda não esteja cadastrado em sua loja, será necessário que preencha os dados manualmente, para relacionar este pedido ao seu comprador.
- Após selecionar o cliente que irá atribuir este pedido, o código do cliente selecionado será preenchido automaticamente ao campo "Código do Cliente".
- O próximo passo é selecionar os produtos que farão parte do pedido.
- Todos os produtos cadastrados na loja serão exibidos na lista "Produtos".
Atenção: Os produtos com preenchimento vermelho estão indisponíveis (sem estoque / inativos) para venda.
- Para selecioná-los, basta clicar no produto (coluna da direita) e depois clicar na seta virada para o lado direito (no centro), assim o produto será transferido da coluna esquerda para a direita.
- Caso queira remover algum produto que já foi selecionado, basta clicar no produto (na coluna da esquerda) e em seguida clique na seta (no centro) virada para a esquerda, assim o produto será transferido da coluna de Produtos Selecionados (coluna da esquerda) para a coluna de Produtos (coluna da direita).
- Assim que escolher quais produtos farão parte deste pedido, basta clicar em "Continuar" para prosseguir com a inclusão dos demais dados do pedido.
- Em Dados do Cliente, serão apresentadas algumas informações, como: Dados do Cliente, Endereço de entrega, Produto, Dados do Pedido e Envio de E-mail.
- Nesta tela, os dados do cliente selecionado já vem preenchidos e se necessário, poderá alterar essas informações manualmente.
- As informações que não estão preenchidas, é possível manualmente adicioná-las, porém, não são campos obrigatórios e sendo assim, você pode deixa-las em branco. Caso o endereço de cobrança seja diferente do endereço de entrega, basta selecionar a opção "O endereço de cobrança é diferente do endereço de entrega" e definir o novo endereço de cobrança.
- Em produtos, serão listados todos os itens que foram adicionados na configuração anterior. Caso algum dos produtos possua variações, é necessário escolher a variação correspondente a esta venda. Se desejar adicionar, por exemplo, 3 variações diferentes do produto, basta clicar em "+ Variação" e definir quais as variações farão parte do pedido.
No item Dados do Pedido, serão definidas as seguintes informações:
- Data: Definir a data que o pedido foi realizado.
- Status: Definir o status do pedido.
- Local Venda: Local onde a venda foi realizada, caso tenha realizado a venda em um canal que não tenha integração com a plataforma, você poderá selecionar "OUTRO" e inserir manualmente o local em questão.
- Cálculo de Frete: A maneira que o frete será calculado.
- Frete: Caso tenha preenchido o frete para ser entregue o produto, o sistema captura o valor e o mesmo é apresentado neste campo.
- Parceiro: Parceiro a qual foi atribuído o pedido.
- Observações: Observações que o lojista poderá inserir sobre o pedido.
No item Envio de e-mail, caso a opção seja SIM, um e-mail será enviado ao cliente, alertando-o para entrar em contato com a loja virtual para confirmação da compra. Caso a opção marcada seja NÃO, o cliente não precisará confirmar o pedido.
Após finalizar as configurações desta tela, basta clicar em Continuar.
Por fim, em Finalização, o lojista receberá a mensagem de inclusão de venda ao cliente. Nesta mesma aba, também poderá ver o pedido realizado, cadastrar um novo ou listar todos realizados.
- Ver pedido: Permite que você visualize o pedido realizado. Ao clicar neste botão,você será redirecionado uma janela na qual poderá visualizar todos os dados da compra realizada, bem como os dados do cliente.
- Cadastrar Novo: Ao clicar neste botão, você poderá cadastrar um novo pedido em sua loja virtual.
- Listar todos: Permite visualizar todos os pedidos realizados.
Viu como é fácil incluir um pedido manual em sua loja virtual? Temos a certeza que com esta ferramenta, você poderá deixar registrado todas as vendas que acontecem dentro e fora de seu e-commerce, gerando assim, um acompanhamento geral de todos os seus pedidos evitando divergência de controle.
Boas vendas!
Equipe Tray.