Como sabemos, há vários status de pedidos que já vem configurados por padrão dentro da plataforma Tray, assim cada ação no pedido, como por exemplo a confirmação de pagamento, ou dados de envio, faz com que o status deste pedido seja alterado automaticamente devido ao fluxo padrão.
Mas há também a possibilidade de criar status personalizados para seus pedidos, e tais status deverão ser cadastrados conforme abaixo:
O caminho é Configurações >> Em Pedidos clique em Gerenciador de Status >> Criar Status.
Logo após, será apresentada a seguinte página:
Sendo as Configurações:
- Nome interno do status: Preencha o nome do novo Status, como por exemplo "A EMBALAR" (será visto apenas com esse nome no painel administrativo);
- Tipo de Status : Poderá escolher entre Pedido em Andamento, Pedido Concluído e Pedido Cancelado;
- Nome de exibição para o comprador: Aqui você poderá escolher qual nome esse status terá dentro da Central do cliente.
- Descrição do Status: Essa descrição será exibida dentro da central do cliente, caso o seu cliente clique no status.
- Cor de fundo: Nesta opção, você deverá escolher a cor do status que será apresentado na lista de pedidos (apenas quando o pedido estiver com status que está cadastrando);
- Cor do Texto: Nesta opção, você poderá escolher a cor do texto do status.
Ao lado direito da criação de um novo status você verá a configuração onde você determinará qual será a função desse status em sua loja com as seguintes opções:
- Ativas Status na loja: Essa opção ativa ou desativa o status em sua loja.
- Permitir alteração do pedido via Gateway: Permite que o Gateway de pagamento notifique o pedido sobre a inclusão do pagamento, caso deixe desmarcada esta opção, o pedido não receberá esta informação e haverá a necessidade de incluir o pagamento manualmente;
- Permitir troca de produto na central do cliente: Caso o pedido esteja com este status, será permitido que o cliente solicite a troca/devolução dos produtos através da central do cliente;
- Permitir alteração do pedido via loja: Permite que o cliente altere o pedido através da central de atendimento;
- Exibir status para o comprador na central do cliente: Está opção ao ser ativa irá demonstrar o nome do status para o seu cliente na central do cliente conforme a imagem abaixo.
Como serão exibidos esses status dentro da Central do Cliente?
Esse status será exibido para o seu cliente dentro Central conforme a imagem abaixo:
Note que o status foi criado com a cor de fundo Preto e a cor do texto em verde.
Importante: A função vista pouco acima (Tipo de Status), foi uma atualização que ocorreu recentemente na plataforma, e a princípio esse tipo de status será usado apenas na Nova Central, onde estamos desenvolvendo uma linha do tempo para acompanhamento do pedido. Futuramente, poderemos utilizar essa informação de outras formas para melhorar a experiência do lojista e do comprador.
Até o momento, vimos como cadastrar o novo status, mas somente o cadastro sem nenhuma outra configuração, faz necessário que este status seja alterado manualmente nos pedidos, o que não é viável se você tem um grande fluxo de vendas, concorda? Então para automatizar estas mudanças você poderá utilizar a ferramenta Regras e Ações de Pedidos (Workflow). que é fácil configuração e de grande ajuda na gestão de seus pedidos.
Atenção!!
Ao realizar a alteração de status de forma manual dentro do seu pedido você comprometerá todo o fluxo padrão que ele seguirá dentro da plataforma. Desta forma, é de extrema importância que você crie uma regra de ação para o seu pedido ao realizar a criação de um novo status.
Boa Vendas!
Equipe Tray.