Como Utilizar um Contrato com os Correios na Tray?

    O alto valor do frete é responsável por grande parte dos abandonos de carrinhos em uma loja virtual.  Por isso, oferecer um frete competitivo é essencial!

    Para minimizar este problema, há uma solução para você baratear o custo do frete: a utilização de um contrato feito diretamente com os Correios. Com ele, o valor do frete calculado em sua loja será menor do que o padrão praticado no balcão dos Correios. 

 

⚠️ Atenção: Primeiramente, é necessário entrar em contato com os Correios para entender os requisitos do contrato. Após isso, você receberá alguns dados que serão utilizados na integração.

 

Como Configurar o seu Contrato?

  • No Painel Administrativo, acesse "Configurações" >> Em "Frete e Envio" >> clique em "Geral".
  • Localize as tabelas "Encomenda Pac" e "Sedex", e clique em mceclip1.png.

 

  • Na aba "Configurações", você verá dois campos:
  1. Cotar frete dos Correios informando o valor declarado: caso você, lojista, tenha contrato com os Correios e ative essa opção, somente serão exibidas as modalidades dos Correios na cotação de frete do cliente na loja virtual se o pedido tiver um valor acima de R$23,50. Agora, se o pedido tiver um valor inferior a R$23,50, não serão exibidas as modalidades de frete dos Correios se essa opção estiver ativa;
  2. Cálculo de Frete: ao selecionar a opção "Com Contrato com os Correios", os campos a seguir deverão ser preenchidos: Usuário de acesso ao painel Correios, Senha gestão de APIs e o Cartão de postagem. 

 

⚠️ Pontos de Atenção:

  • Sobre o campo "cálculo de frete", você deverá preencher apenas se tiver contrato com os Correios. Caso tenha, especifique se o contrato é o "Convencional" ou "Grandes Formatos";
  • O Cartão de postagem obrigatoriamente necessita ser preenchido com "00" no começo. Sendo assim, caso a sequência seja, exemplo "12345678", ele deverá ser preenchido da seguinte maneira: "0012345678", totalizando então 10 dígitos nesse campo. 

 

Como Obter os Dados da Integração?

    Agora que você já sabe como configurar o contrato, veremos o passo a passo da obtenção dos dados da integração. Lembrando que elas serão obtidas junto aos Correios. 

  • Na página inicial do Correio Web Service, clique em "Gestão de Acesso a API's". Caso esse menu não esteja disponível, vá em :

 

  • Na página de emissão de senha, insira no campo "Senha do Portal Meu Correios" a mesma senha que você utilizou para acessar o site do Correios Web Services;
  • Clique no botão "Gerar código". Será exibido uma janela de alerta contendo a senha
    alfanumérica que deverá ser utilizada para consumo de API’s:

 

   

⚠️ Pontos de Atenção:

  1. Clientes que já tenham emitido senha de acesso a API’s não precisam realizar a emissão de
    novas senhas. Suas senhas atuais continuarão funcionando até que optem por fazer sua
    alteração. Para esses clientes a recomendação é que verifiquem junto aos desenvolvedores de
    suas aplicações se o campo onde usam a senha de API dos Correios comporta valores alfanuméricos de 40 posições. Isso ajudará a evitar problemas futuros, nos casos em que o cliente precise redefinir suas credenciais;
  2. A senha gerada pelo CWS contém 40 caracteres alfanuméricos, sendo altamente recomendável que os clientes que já tenham desenvolvido ou contratado aplicações que utilizarão essas senhas, verifiquem junto aos desenvolvedores se não haverá incompatibilidade entre o padrão
    da senha gerada pelo CWS e o previsto em suas aplicações;
  3. Considerando que ainda não há um mecanismo que permita recuperar uma senha gerada, é
    imprescindível que os usuários guardem suas senhas. Caso contrário, terão que gerar novas
    credenciais e atualizar em suas aplicações;
  4. Atenção ao botão de geração da senha. Caso esteja como a descrição "Gerar código" , significa que o usuário ainda não tem uma senha emitida. Caso o botão esteja descrito como "Regerar código", indica que esse usuário já tem uma senha de acesso a API’s definida e, se clicar, será gerada uma nova senha e a anterior será desativada. Por essa razão, é da maior importância que os usuários guardem bem as senhas emitidas.

 

    Para mais informações, acesse a Central de Ajuda dos Correios

 

Perguntas Frequentes.

 

    1. O que acontece se eu deixar algum campo vazio na API?

    A plataforma retornará um erro informando a ausência de um dos quatro campos (código de serviço, usuário de acesso ao painel, senha gestão de APIs e cartão de postagem) para que seja preenchido corretamente. Observe o exemplo abaixo:

 

     2. O que acontece se eu preencher algum dos campos incorretamente?

    Será exibido o erro, conforme a imagem abaixo. É importante lembrar que a senha de acesso à API pode ser diferente da senha do painel do seu contrato com os Correios, como citado acima. É preciso corrigir os campos ou entrar em contato com sua agência de referência ou ir procurar por auxílio na Central de Atendimento: 

 

📞 Central de Atendimento dos Correios:
· Internet: Acessar o formulário Fale Conosco, disponível no site dos Correios;
· Telefones: 3003-0800 (Capitais e Regiões Metropolitanas) / 0800-200-0800 (Demais localidades);
· Chat: www.correios.com.br
(Disponíveis de segunda a sexta-feira das 08h às 18h, exceto feriados nacionais)

 

   

    3. O que acontece se meu contrato estiver suspenso com os Correios?

    Será exibido o erro, conforme a imagem abaixo. Você deve entrar em contato com o seu gestor comercial ou tentar contato pela Central de Atendimento dos Correios, conforme listamos acima:

 

        4. O que acontece se eu requisitar uma API que não tenho acesso?

    O erro abaixo será exibido. Possivelmente, trata-se de alguma questão comercial do seu contrato com os Correios. Entre em contato com o gestor comercial ou recorra a Central de Atendimento dos Correios que citamos no tópico 2.

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.