Como Utilizar um Contrato com os Correios na Tray?

    O alto valor do frete é responsável por grande parte dos abandonos de carrinhos em uma loja virtual.  Por isso, oferecer um frete competitivo é essencial!

    Para minimizar este problema, há uma solução para você baratear o custo do frete: a utilização de um contrato feito diretamente com os Correios. Com ele, o valor do frete calculado em sua loja será menor do que o padrão praticado no balcão dos Correios. 

⚠️ Atenção: Primeiramente, é necessário entrar em contato com os Correios para entender os requisitos do contrato. Após isso, você receberá alguns dados que serão utilizados na integração.

Como Configurar o seu Contrato?

  • No Painel Administrativo, acesse "Configurações" >> Em "Frete e Envio" >> clique em "Geral".
  • Localize as tabelas "Encomenda Pac" e "Sedex", e clique em "Editar":

 

  • Na aba "Configurações", você verá dois campos:
  1. Cotar frete dos Correios informando o valor declarado: se você, lojista, possui contrato com os Correios e ativa esta opção, apenas as modalidades de frete dos Correios serão mostradas na cotação para o cliente em sua loja virtual se o valor do pedido for superior a R$ 23,50. Caso o valor do pedido seja inferior a R$ 23,50 e esta opção estiver ativada, as modalidades de frete dos Correios não serão exibidas.
  2. Cálculo de Frete: ao selecionar a opção "Com Contrato com os Correios", os campos a seguir deverão ser preenchidos: usuário de acesso ao painel Correios, Senha gestão de APIs e o Cartão de postagem. 

⚠️ Pontos de Atenção:

  • Sobre o campo "cálculo de frete", você deverá preencher apenas se tiver contrato com os Correios. Caso tenha, especifique se o contrato é o "Convencional" ou "Grandes Formatos";
  • O Cartão de postagem obrigatoriamente necessita ser preenchido com "00" no começo. Sendo assim, caso a sequência seja, exemplo "12345678", ele deverá ser preenchido da seguinte maneira: "0012345678", totalizando então 10 dígitos nesse campo. 

 

Como Obter os Dados da Integração?

    Agora que você já sabe como configurar o contrato, veremos o passo a passo da obtenção dos dados da integração. Lembrando que elas serão obtidas junto aos Correios. 

  • Na página inicial do Correio Web Service, clique em "Gestão de Acesso a API's". Caso esse menu não esteja disponível, vá em :

 

  • Na página de emissão de senha, insira no campo "Senha do Portal Meu Correios" a mesma senha que você utilizou para acessar o site do Correios Web Services;
  • Clique no botão "Gerar código". Será exibido uma janela de alerta contendo a senha
    alfanumérica que deverá ser utilizada para consumo de API’s:

 

   

⚠️ Pontos de Atenção:

  1. Clientes que já tenham emitido senha de acesso à API’s não precisam realizar a emissão de
    novas senhas. Suas senhas atuais continuarão funcionando até que optem por fazer sua
    alteração. Para esses clientes a recomendação é que verifiquem junto aos desenvolvedores de
    suas aplicações se o campo onde usam a senha de API dos Correios comporta valores alfanuméricos de 40 posições. Isso ajudará a evitar problemas futuros, nos casos em que o cliente precise redefinir suas credenciais;
  2. A senha gerada pelo CWS contém 40 caracteres alfanuméricos, sendo altamente recomendável que os clientes que já tenham desenvolvido ou contratado aplicações que utilizarão essas senhas, verifiquem junto aos desenvolvedores se não haverá incompatibilidade entre o padrão
    da senha gerada pelo CWS e o previsto em suas aplicações;
  3. Considerando que ainda não há um mecanismo que permita recuperar uma senha gerada, é
    imprescindível que os usuários guardem suas senhas. Caso contrário, terão que gerar novas
    credenciais e atualizar em suas aplicações;
  4. Atenção ao botão de geração da senha. Caso esteja como a descrição "Gerar código" , significa que o usuário ainda não tem uma senha emitida. Caso o botão esteja descrito como "Regerar código", indica que esse usuário já tem uma senha de acesso a API’s definida e, se clicar, será gerada uma nova senha e a anterior será desativada. Por essa razão, é da maior importância que os usuários guardem bem as senhas emitidas.

 

    Para mais informações, acesse a Central de Ajuda dos Correios

 

FAQ

  • Será exibido o erro! É importante lembrar que a senha de acesso à API pode ser diferente da senha do painel do seu contrato com os Correios, como citado acima. É preciso corrigir os campos ou entrar em contato com sua agência de referência, ou ir procurar por auxílio na Central de Atendimento

  • Será exibido um erro! Você deve entrar em contato com o seu gestor comercial ou tentar contato pela Central de Atendimento dos Correios

  • Possivelmente, trata-se de alguma questão comercial do seu contrato com os Correios. Entre em contato com o gestor comercial ou recorra a Central de Atendimento dos Correios.