Como Configurar um Workflow para Pedidos da Loja e do Mercado Livre?

    A ferramenta de Workflow será uma grande aliada de suas operações, isso porque ela permite que você personalize os status dos pedidos da sua loja, além de também enviar e-mails extras, além dos que já são enviados automaticamente pela plataforma conforme a mudança dos status dos pedidos. 

    Por exemplo, alterar o status de "A enviar" para "Aguardando envio", ou "Pagamento Confirmado", e também o e-mail que deveria ser enviado junto ao e-mail padrão do "A enviar". 

    Neste artigo, veremos como realizar as devidas configurações em seu painel administrativo para que você possa criar essas regras de alterações dos status dos pedidos e claro, enviar os e-mails. Para saber como criar ou personalizar um e-mail, acesse este link .

Criando um Status Personalizado:

  • Acesse "Configurações >> No grupo "Pedidos", clique em "Gerenciador de Status":
  • Na lateral direita, clique em "+ Criar status":

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  • Insira as informações e configurações desejadas para o status:

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    Com o status personalizado já criado, agora é hora de configurar a nossa regra de aplicação!

Criando o seu WorkFlow:

  • Acesse "Configurações >> No grupo "Pedidos", clique em "Regras e Fluxos":

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    Abaixo, veremos o que cada campo significa: 

    Critérios:

  • Status: Selecione o Status que sua pedido deve estar para que o Workflow seja aplicado;
  • Local de Venda: Determine para qual local de venda será aplicado a regra (Loja Virtual, Mercado Livre, Particular, entre outros canais);
  • Pagamento Confirmado: Aplicar quando estiver com pagamento confirmado? SIM ou NÃO;
  • Código de Envio do Pedido: Aplicar somente quando estiver com o número de rastreamento ? SIM ou NÃO;
  • Formas de Pagamento: Aplicar quando estiver em qual forma de pagamento? (Boleto, Cartão MasterCard Vindi, PagSeguro, Pix…);
  • Forma de Envio: Aplicar quando a venda estiver com qual forma de frete? (Sedex, Jadlog, PAC…);
  • Número de Dias do Pedido: Incluir número de dias após a criação do pedido que deseja que a regra seja aplicada, ou para ação instantânea deixe o dia como 0. Nota: Configurar um workflow com esta opção, levará em conta todas as configurações do workflow apenas no dia em que a regra for aplicada.

    Observação : Quando não selecionado os itens acima, deixando na opção “(...)”, será aplicada a regra para todas as opções que conter no campo. Por exemplo, ao manter em Formas de Pagamento (...), serão aplicadas para todas as formas de pagamento:

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    Importante: Para alteração de status é obrigatório selecionar como critério algum dos status.

      Aplicações:

  • Nome da Ação/Aplicação: Incluir um nome para a aplicação (nome da regra);
  • Status Ativo: Esta aplicação (regra) está Ativa ou Inativa? Deixando SIM ela será aplicada, se selecionar NÃO, a regra será configurada no painel administrativo, mas não será aplicada nos pedidos;
  • Alteração do Status do Pedido: Permite definir para qual status que o pedido será alterado;
  • Enviar E-mail: Permite que o lojista escolha um e-mail que será enviado para o cliente (e-mails de Configurações >> E-mails);
  • Contato de Notificação: Deverá inserir neste campo qual e-mail deverá receber o "E-mail de Notificação";
  • E-mail de Notificação: Permite encaminhar um e-mail de notificação para o cliente, claro, isto além do e-mail principal que irá encaminhar em "Enviar E-mail"

    Exemplos:

  1. Você poderá criar uma regra da seguinte forma:
    1. Status: A Enviar;
    2. Local de Venda: Loja Virtual;
    3. Pagamento Confirmado: Sim;
    4. Cód de Envio do Pedido: Não;
    5. Formas de Pagamento: Boleto;
    6. Forma de Envio: Frete Grátis SP (supondo que você tenha esta tabela);
  2. A Aplicação:
    1. Título da Aplicação: Preparando o estoque;
    2. Alterar Status: Separando em Estoque (lembrando que é preciso criar este status);
    3. Contato de Notificação: logistica@sualoja.com.br;
    4. Status Ativo: Sim;
    5. Enviar E-mail: Poderá criar um e-mail extra, por exemplo "O produto já está sendo separado no estoque, e em breve será encaminhado para você." (O e-mail selecionado aqui, vai para o cliente)
    6. E-mail Notificação: Poderá também criar um e-mail extra. Entretanto, este aqui vai para o e-mail que preencher em "Contato Notificação". Lembrando que seguindo o cenário, o e-mail seria algo como "João, pode separar e embalar o produto XPTO para envio". Se desejar, poderá utilizar tags nestes e-mails para facilitar o preenchimento das informações.

    É possível também criar regras (workflows) específicas por formas de pagamento, tipo de frete que o cliente selecionou, e local de venda. Por exemplo, criar um novo fluxo apenas para pedidos que vierem através da integração com o Mercado Livre. É possível também inserir o link para avaliação da sua loja virtual em um dos e-mails que será disparado em seu fluxo personalizado, facilitando assim que o cliente faça a avaliação e você obtenha feedbacks.

Importante! ❗

    Em "Enviar E-mail", somente serão apresentadas as opções de e-mails se já houverem e-mails extras (personalizados) criados, e se na opção "Alteração do Status do Pedido" tiver sido selecionado um status personalizado!

 

Dica! 💡

    Foi desenvolvida uma melhoria para esta ferramenta referente a vendas ocorridas no Mercado Livre. Anteriormente era possível apenas selecionar o Local de Venda Mercado Livre, mas não era possível especificar o apelido. Assim, se o lojista tivesse dois ou mais apelidos integrados, a regra seria criada e aplicada para todos, mas com a melhoria foi disponibilizado um campo extra ao selecionar Mercado Livre como local de venda. Este campo extra refere-se ao apelido do Mercado que o lojista deseja configurar, ou seja, agora você poderá criar regras diferentes para cada apelido do Mercado Livre. Veja abaixo como é fácil!

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Boas Vendas!

Equipe Tray.