A ferramenta de Workflow será uma grande aliada de suas operações, isso porque ela permite que você personalize os status dos pedidos da sua loja, além de também enviar e-mails extras, além dos que já são enviados automaticamente pela plataforma conforme a mudança dos status dos pedidos.
Por exemplo, alterar o status de "A enviar" para "Aguardando envio", ou "Pagamento Confirmado", e também o e-mail que deveria ser enviado junto ao e-mail padrão do "A enviar".
Neste artigo, veremos como realizar as devidas configurações em seu painel administrativo para que você possa criar essas regras de alterações dos status dos pedidos e claro, enviar os e-mails. Para saber como criar ou personalizar um e-mail, acesse este link .
Criando um Status Personalizado:
- Acesse "Configurações >> No grupo "Pedidos", clique em "Gerenciador de Status":
- Na lateral direita, clique em "+ Criar status":
- Insira as informações e configurações desejadas para o status:
Com o status personalizado já criado, agora é hora de configurar a nossa regra de aplicação!
Criando o seu WorkFlow:
- Acesse "Configurações >> No grupo "Pedidos", clique em "Regras e Fluxos":
Abaixo, veremos o que cada campo significa:
Critérios:
- Status: Selecione o Status que sua pedido deve estar para que o Workflow seja aplicado;
- Local de Venda: Determine para qual local de venda será aplicado a regra (Loja Virtual, Mercado Livre, Particular, entre outros canais);
- Pagamento Confirmado: Aplicar quando estiver com pagamento confirmado? SIM ou NÃO;
- Código de Envio do Pedido: Aplicar somente quando estiver com o número de rastreamento ? SIM ou NÃO;
- Formas de Pagamento: Aplicar quando estiver em qual forma de pagamento? (Boleto, Cartão MasterCard Vindi, PagSeguro, Pix…);
- Forma de Envio: Aplicar quando a venda estiver com qual forma de frete? (Sedex, Jadlog, PAC…);
- Número de Dias do Pedido: Incluir número de dias após a criação do pedido que deseja que a regra seja aplicada, ou para ação instantânea deixe o dia como 0. Nota: Configurar um workflow com esta opção, levará em conta todas as configurações do workflow apenas no dia em que a regra for aplicada.
Observação : Quando não selecionado os itens acima, deixando na opção “(...)”, será aplicada a regra para todas as opções que conter no campo. Por exemplo, ao manter em Formas de Pagamento (...), serão aplicadas para todas as formas de pagamento:
Importante: Para alteração de status é obrigatório selecionar como critério algum dos status.
Aplicações:
- Nome da Ação/Aplicação: Incluir um nome para a aplicação (nome da regra);
- Status Ativo: Esta aplicação (regra) está Ativa ou Inativa? Deixando SIM ela será aplicada, se selecionar NÃO, a regra será configurada no painel administrativo, mas não será aplicada nos pedidos;
- Alteração do Status do Pedido: Permite definir para qual status que o pedido será alterado;
- Enviar E-mail: Permite que o lojista escolha um e-mail que será enviado para o cliente (e-mails de Configurações >> E-mails);
- Contato de Notificação: Deverá inserir neste campo qual e-mail deverá receber o "E-mail de Notificação";
- E-mail de Notificação: Permite encaminhar um e-mail de notificação para o cliente, claro, isto além do e-mail principal que irá encaminhar em "Enviar E-mail"
Exemplos:
- Você poderá criar uma regra da seguinte forma:
- Status: A Enviar;
- Local de Venda: Loja Virtual;
- Pagamento Confirmado: Sim;
- Cód de Envio do Pedido: Não;
- Formas de Pagamento: Boleto;
- Forma de Envio: Frete Grátis SP (supondo que você tenha esta tabela);
- A Aplicação:
- Título da Aplicação: Preparando o estoque;
- Alterar Status: Separando em Estoque (lembrando que é preciso criar este status);
- Contato de Notificação: logistica@sualoja.com.br;
- Status Ativo: Sim;
- Enviar E-mail: Poderá criar um e-mail extra, por exemplo "O produto já está sendo separado no estoque, e em breve será encaminhado para você." (O e-mail selecionado aqui, vai para o cliente)
- E-mail Notificação: Poderá também criar um e-mail extra. Entretanto, este aqui vai para o e-mail que preencher em "Contato Notificação". Lembrando que seguindo o cenário, o e-mail seria algo como "João, pode separar e embalar o produto XPTO para envio". Se desejar, poderá utilizar tags nestes e-mails para facilitar o preenchimento das informações.
É possível também criar regras (workflows) específicas por formas de pagamento, tipo de frete que o cliente selecionou, e local de venda. Por exemplo, criar um novo fluxo apenas para pedidos que vierem através da integração com o Mercado Livre. É possível também inserir o link para avaliação da sua loja virtual em um dos e-mails que será disparado em seu fluxo personalizado, facilitando assim que o cliente faça a avaliação e você obtenha feedbacks.
Importante! ❗
Em "Enviar E-mail", somente serão apresentadas as opções de e-mails se já houverem e-mails extras (personalizados) criados, e se na opção "Alteração do Status do Pedido" tiver sido selecionado um status personalizado!
Dica! 💡
Foi desenvolvida uma melhoria para esta ferramenta referente a vendas ocorridas no Mercado Livre. Anteriormente era possível apenas selecionar o Local de Venda Mercado Livre, mas não era possível especificar o apelido. Assim, se o lojista tivesse dois ou mais apelidos integrados, a regra seria criada e aplicada para todos, mas com a melhoria foi disponibilizado um campo extra ao selecionar Mercado Livre como local de venda. Este campo extra refere-se ao apelido do Mercado que o lojista deseja configurar, ou seja, agora você poderá criar regras diferentes para cada apelido do Mercado Livre. Veja abaixo como é fácil!
Boas Vendas!
Equipe Tray.