Configurações Gerais da Loja

    Nesta aba o lojista poderá fazer configurações em sua loja virtual que irão impactar no cadastramento dos clientes, cancelamento dos pedidos, frete, pagamentos, central do cliente e tambem poderá realizar o  acompanhamento dos registros de logs de alterações realizadas nessa aba.

   

    Para visualizar essas configurações, acesse a aba Configurações >> Loja >> clique em Geral.

 

 

    O primeiro passo será em relação aos cadastros dos clientes, configurando os campos obrigatórios para cadastro dos clientes. 

 

 

  • Habilitar cadastro de pessoa física e jurídica: Nessas duas opções, o lojista escolhe se deseja permitir o cadastro de pessoa física ou jurídica, especificando quais campos são necessários. Para cadastros de pessoa física, o CPF pode ser opcional, enquanto para pessoa jurídica, tanto o CNPJ quanto o CPF podem ser configurados como obrigatórios ou não.
  • Cadastro do Cliente: Em "Cadastro de Cliente", há algumas configurações, são elas:
  1. Cadastros devem ser aprovados antes de realizar o login: Se essa opção estiver habilitada, o lojista precisa conceder autorização antes que o cliente possa entrar na loja.
  2. Exibir produtos somente após cadastro/login: Se essa opção estiver habilitada, os produtos da loja serão revelados somente após o cliente efetuar o login, garantindo que apenas os clientes logados tenham acesso à visualização dos produtos.
  3. Exibir campos de endereço no cadastro simplificado: Se essa opção estiver habilitada, o cliente terá a possibilidade de preencher o formulário de cadastro, independentemente de efetuar uma compra, com um formulário mais simplificado em comparação ao cadastro convencional.
  4. Habilitar idade mínima/máxima para pedidos cadastrados: Se essa opção estiver habilitada, o lojista tem a capacidade de estipular uma faixa etária mínima e máxima para os clientes fazerem pedidos e se registrarem em sua loja.
  5. Habilitar termos de contrato para compra / venda (exibido na finalização do pedido): Nesse campo, o lojista tem a oportunidade de inserir um contrato de compra e venda que será apresentado ao cliente durante o processo de finalização do pedido.
  6. Telefones obrigatórios no cadastro (Campo obrigatório): Nesse campo, o lojista faz a escolha de tornar obrigatório o preenchimento de apenas o telefone fixo, o celular ou um deles no cadastro do cliente. Logo abaixo, ele também define a nomenclatura de cada um desses campos, seja fixo ou celular.
  7. Envio automático do e-mail com a mensagem de carrinho abandonado: Quando o cliente estiver logado e abandonar um carrinho, o lojista pode configurar para que o sistema envie de forma automatica ou manual nossa mensagem padrão de carrinho abandonado para o cliente.
  • Data de nascimento obrigatória (esse campo não será exibido ao comprador durante o checkout): Você tem a flexibilidade de configurar este campo como opcional, obrigatório somente para pessoas físicas, obrigatório somente para pessoas jurídicas ou obrigatório para ambos.
  •  Mostrar campo sexo e ser obrigatório no cadastro de cliente: Nesse campo, o lojista decide se quer que o cliente preencha o campo de sexo no cadastro. Isso pode ser obrigatório apenas para pessoas físicas, apenas para pessoas jurídicas, para ambos os tipos de cliente, ou simplesmente não obrigatório para nenhum deles.

 

A etapa seguinte envolve o cancelamento automático de pedidos, permitindo configurar nosso sistema para cancelar automaticamente pedidos com os status "Pendente" e "Aguardando Pagamento".

 

 

⚠️ Atenção: A contagem de dias será de dias corridos, e ela começa a partir do momento em que o pedido foi gerado na Plataforma e não do dia em que ele entrou no status "Aguardando Pagamento" ou "Pendente". Por exemplo, se você configurar o cancelamento do pedido em até 5 dias e o pedido foi gerado hoje com o status "A enviar", mas posteriormente, após 3 dias, retornar ao status "Aguardando Pagamento", a contagem dos 5 dias não começará a partir do momento em que o pedido voltou para "Aguardando Pagamento". Em vez disso, a contagem ira começar no dia em que o pedido foi originalmente criado no Painel Administrativo.

 

 

No  próximo passo, você ira  configurar o "Frete".

 

 

  • Manter obrigatório o preenchimento do CEP no carrinho de compras: O cliente precisa fornecer o CEP no carrinho de compras.
  • Selecionar valor de frete automaticamente: O lojista pode configurar o sistema para escolher automaticamente uma opção de frete para o cliente, com base no menor custo de envio, no menor prazo de entrega ou optar por não fazer essa seleção automática.
  • Exibir ícones de frete nos simuladores e no carrinho: Os ícones de frete serão exibidos tanto no simulador, quanto no carrinho.
  • Exibir CEP no carrinho quando existir frete grátis (para todo o Brasil): Nesse campo, o CEP do cliente aparecerá no carrinho de compras quando ele estiver participando de uma campanha de frete grátis.
  • Exibir outras opções de frete quando existir frete grátis: Nesse campo, o lojista permite a exibição de opções de frete pago, mesmo quando já está mostrando uma opção de frete grátis para o cliente.
  • Utilizar contingência de frete para Correios: Quando a transportadora "Correios" enfrenta lentidão em seu sistema, sua loja vai recorrer a uma opção de frete local. Nesse cenário de contingência, pode haver diferenças nos custos e nos prazos de entrega. Além disso, as restrições de entrega em domicílio não estarão disponíveis.
  • Prazo de entrega em "Frete Grátis" com origem do desconto progressivo e cupom de desconto: O lojista pode definir o prazo de entrega que será exibido ao oferecer frete grátis por meio das ferramentas "Desconto Progressivo" e "Cupom de Desconto".

 

No  próximo passo, voce ira  configurar "Pagamentos".

 

 

  • Modelo de exibição das formas de pagamento na página do produto (aba formas de pagamento): Nesse campo, ira apresentar três opções para escolha (Padrão, Lista aberta, Ícones) como modelo de exibição das formas de pagamento na aba "Formas de pagamento" que exibe na pagina do produto.

 

No  próximo passo "Central do cliente" será possível configurar alguns comportamentos do sistema na central do cliente em sua loja.

 

 

No  próximo passo "Idioma, envio e moeda", será definido o idioma, o tipo de envio das mercadorias (Somente Nacional, Nacional e Internacional ou Internacional) e em qual moeda será apresentada os produtos da loja.

 

 

No  próximo passo "Exceções de Estado" o lojista irá configurar particularidades de envio para alguns estados, para isso basta clicar em "Incluir Estados" e posteriormente preencher as informações que serão exibidas em uma nova tela.

 

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.