Como é calculado e demonstrado o prazo de entrega para seu cliente:
O sistema Tray irá somar o prazo adicional inserido manualmente pelo lojista com o prazo retornado pela integração de frete (Correios, Tray Frete Fácil, Tabela personalizada, entre outros)
Exemplo: Caso seja informado um prazo adicional de 3 dias e os Correios retornem 5 dias, será exibido ao seu consumidor o prazo de 8 dias.
O que é prazo adicional manual
Prazo configurado pelo lojista para informar quantos dias é necessário para envio do produto e para que não haja qualquer problema com seu consumidor sobre o prazo de entrega.
Para ter um prazo entrega correto, siga a fórmula abaixo:
Fórmula para encontrar o prazo adicional de entrega:
Abaixo temos 4 perguntas que irão lhe ajudar a criar o prazo de entrega correto:
1- Seu produto terá que ser fabricado após a realização do pedido ou já está pronto?
- Caso sim, marque em um papel a quantidade de dias que é necessário para sua fabricação
2- Produto possui um tempo de transporte para sua empresa após o pedido ser realizado, ou ele já está no estoque de sua empresa?
- Caso já esteja em sua empresa, pule para próxima pergunta
- Caso precise ainda de transporte ( do fabricante para sua empresa ou até mesmo do seu estoque em outra localidade para o estoque responsável da loja virtual), marque a quantidade de dias que é necessário para este transporte
3- Caso o produto já esteja na sua empresa, precisa de quantos dias para Embalar, Gerar nota Fiscal e Levar para os Correios / Transportadora?
- Marque a quantidade de dias que precisa para este processo
4- Possuiu mais algum processo interno que necessita para envio do produto? Exemplo: aprovação do financeiro, expedição, controle de qualidade, entre outros..
- Marque a quantidade de dias que necessita
Cálculo:
Tempo do produto: Some a quantidade de dias que marcou nas perguntas 1 e 2
Tempo de envio: Some a quantidade de dias que marcou nas perguntas 3 e 4
Preenchendo na plataforma Tray
Tempo do produto
O valor adquirido no cálculo de "Tempo do produto" acesse a ficha do produto e selecione no campo "Prazo de disponibilidade", dessa forma seu cliente conseguirá observar na loja virtual o prazo para disponibilidade do produto, além do frete adicionar esse prazo no calculo antes da demonstração do prazo.
Observação: Possui o prazo de 1 dia até 90 dias
Dessa forma o atendimento referente ao prazo de envio poderá diminuir em sua loja.
Tempo de envio
Para o prazo referente ao tempo de envio podemos trabalhar de duas formas:
Simples e rápido:
Realize a soma do "tempo do produto" + "tempo de envio" e insira a soma na ficha do produto junto ao campo "prazo de disponibilidade".
* Configuração vista no tópico anterior.
Um pouco mais trabalhoso
Nesta configuração temos 4 cenários que deverá analisar qual sua loja utiliza e seguir sua orientação:
- Utilização de integração externa (Intelipost, Sisfrete, entre outros)
- Utilização do Correios
- Utilização do Tray Frete Fácil
- Transportadoras configuradas no recurso de tabela personalizada
Em cada cenário a configuração será diferente, segue abaixo:
1- Utilização de integração externa (Intelipost, Sisfrete, entre outros)
Possui duas alternativas:
- Como sua loja utiliza integrações externas, deverá entrar em contato diretamente com a empresa e informar o valor calculado.
- Adicionar o valor calculado também na opção de "Prazo de disponibilidade" que ensinamos no tópico opção anterior de "tempo de produto". Realizando a soma dos dois prazos.
2- Utilização integração Correios direta
* Acesse as configurações de frete e veja se está ativo as tabelas Sedex ou Encomenda Pac, dessa forma sua loja utiliza a integração Correios direta.
Neste caso, poderá acessar a forma de frete Sedex ou Encomenda Pac e adicionar o seu prazo na configuração "Automático com acréscimo"
Sendo inserido a quantidade de dias que deverá ser acrescido.
Exemplo:
3- Utilização Tray Frete Fácil
Possui duas alternativas:
- Poderá acessar "Frete Fácil >> (aba) Frete >> Editar >> Prazo de Envio" neste local, poderá escolher "Com Acréscimo", assim será apresentado um campo para inserir o prazo adicional para entrega, prazo que será adicionado ao calculo padrão.
- Adicionar o valor calculado também na opção de "Prazo de disponibilidade" que ensinamos no tópico opção anterior de "tempo de produto". Realizando a soma dos dois prazos.
4- Transportadoras configuradas no recurso de tabela personalizada
Ao inserir o prazo de entrega na configuração da tabela personalizada, deverá já ser inserida com o prazo adicional
Inserir texto informativo na forma de frete
Após os cálculos e o prazo configurado corretamente não podemos esquecer de inserir na forma de frete para demonstrar o prazo.
Acesse o menu Configurações > Formas de frete > Ação editar na frente do frete que deseja inserir a informação.
No campo "informações aos clientes sobre está forma de envio" poderá inserir um texto informativo sobre o prazo de entrega e utilizar as tags para demonstrar o valor que foi calculado dinamicamente.
Exemplo de texto:
Exemplo 1: "Prazo de entrega de [prazo_entrega] dias úteis."
Exemplo 2: "Será entrega na data [prazo_entrega_extenso]"
Em nosso exemplo quando o cliente calcular o frete será demonstrado o texto e a tag (texto entre colchete) será substituída pelo prazo calculado pelo sistema, sendo apresentado:
Exemplo 1: "Prazo de entrega de 2 dias úteis."
Exemplo 2: "Será entrega na data 23/12/2018"
Observação: Caso utilize em sua loja "Carta registrada" está forma de frete não possui prazo de entrega pré definido, dessa forma é necessário inserir no texto informativo uma mensagem fixa sobre o prazo de entrega, exemplo: Prazo de entrega de 10 a 15 dias.
Atenção: Os prazos visto neste artigo serão somados aos prazos retornados pelos Correios, integrações externas ou prazo de suas tabelas personalizadas cadastradas manualmente.
Caso utilize tabela personalizada ou integração externa, verifique também suas configurações referente ao prazo configurado.
Para integração com Tray Frete Fácil ou Correios direto, os prazos são adquiridos diretamente do site dos Correios e estarão corretos.
Exemplo: Se em seu produto possuir o prazo de 3 dias e os Correios retornarem 5 dias para entrega, será exibido ao seu cliente 8 dias para entrega.