O cadastro de produtos é essencial para um e-commerce e exige atenção. Por isso, usar imagens de boa qualidade, preencher os atributos e características, e descrições completas fazem diferença para o seu cliente.
A seguir, você verá como fazer uma descrição completa, preenchendo todas as informações essenciais.
🚨 Importante: Ao cadastrar produtos manualmente, como explicado neste artigo, não é possível escolher o ID do produto, que será gerado automaticamente seguindo a sequência do último ID cadastrado. Se você quiser definir o ID dos seus produtos, será necessário cadastrá-los através da Importação via Excel. Acesse este artigo para saber mais!
Passo a passo do cadastro
- Em seu Painel Administrativo, acesse "Produtos >> Lista de Produtos";
- Clique em "+Adicionar produto":
Apresentação
As primeiras opções de configuração permitem definir se o produto estará ativo e se haverá algum selo exibido no item.
O cadastro das imagens dos selos pode ser feito em "Minha Loja >> Aparência da Loja >> Editar Imagens Padrões". Para mais detalhes, recomendamos a leitura deste artigo.
-
Há também alguns parâmetros relacionados à apresentação dos produtos na loja. Para ajustá-los, vá em "Configurações", no grupo "Loja", clique em "Busca" e, por fim, em "Configuração de busca".
Nome e categoria
- A seguir, insira o nome do produto e selecione sua categoria principal. Se necessário, adicione categorias adicionais para que o produto apareça em mais de uma categoria nas pesquisas da sua loja:
Descrição
- Na descrição, você pode incluir informações sobre o seu produto, como links, imagens, vídeos e outras funcionalidades. É recomendável informar características e detalhes do item para oferecer mais informações ao cliente:
💡 Dica: A descrição do seu produto deve ser completa, ela deve passar todas as informações relevantes do seu produto para o seu cliente. Caso você esteja copiando o seu texto de algum lugar que já contenha uma formatação, na hora de colar, orientamos que cole o texto sempre apertando "Ctrl + Shift + V". Assim, a formatação antiga do texto não terá interferência.
Preço
-
Na seção "Preço", você pode configurar a opção "Preço sob Consulta", que requer que o cliente preencha um formulário para que o lojista realize uma cotação de preço. Além disso, existem as opções "Preço de Venda", "Preço de Custo" e "Preço em Promoção". Ao preencher essas informações, você poderá inserir a data inicial e a data final da promoção, permitindo que suas promoções sejam pré-programadas:
Imagens & vídeo
- Na seção 'Imagens & Vídeos', você pode configurar as fotos e vídeos que deseja associar ao produto. Lembre-se de que a imagem do produto deve ter dimensões máximas de 2.000 por 2.000 pixels e um tamanho máximo recomendado de 350 KB para que a plataforma aceite sem problemas.
-
Abaixo, há um campo para inserir o iframe do vídeo, onde você deve incluir o 'código de incorporação'. Para obter esse código, abra o vídeo e clique com o botão direito sobre ele., siga estes passos. Consulta o print abaixo para ajudar:
- É possível também incluir vídeos Shorts do YouTube no cadastro de produtos:
Estoque
-
Na seção 'Estoque', informe a quantidade disponível para venda. Ao lado, você encontrará a opção de selecionar uma quantidade mínima de estoque. Quando a quantidade atingir esse valor, você receberá um e-mail informativo da plataforma:
Peso e dimensões
- Em "Peso e Dimensões" ao marcar a opção "Este produto não requer o envio físico (serviços ou bens digitais - produto virtual)", você transforma automaticamente seu produto em virtual. Essa opção é recomendada para produtos que não são físicos. Com essa configuração, o produto não terá frete, ou seja, sempre será oferecido com frete grátis;
- Certifique-se de cadastrar os pesos e dimensões considerando o produto já embalado e pronto para envio, pois essas informações serão utilizadas para o cálculo de frete. Se os dados forem incorretos, o valor calculado na loja virtual poderá divergir do valor real cobrado pelos Correios, resultando em gastos inesperados:
Informações adicionais
- Em "Informações Adicionais", o preenchimento dos campos é opcional. No entanto, para integrar seus produtos com os marketplaces, é obrigatório informar o código EAN (Código de Barras), a marca e o código de referência. Portanto, se você tiver esses dados, não se esqueça de preenchê-los:
Características
- Na seção seguinte, serão apresentadas opções de características adicionais para o produto, desde que elas tenham sido criadas em "Produtos >> Características >> Gerenciar Cor e Característica" e vinculadas à categoria em que você está cadastrando o produto. Para vincular a característica à categoria desejada, acesse "Produtos >> Categorias >> Editar":
Variações
- As variações são opcionais. Se você trabalha com produtos que possuem variações, deve selecionar se elas serão simples ou duplas. Exemplos de variações simples incluem apenas cores, como verde, amarelo e azul, ou tamanhos, como P, M, 40 e 42. Já as variações duplas podem incluir combinações como 'Cor e Tamanho' ou 'Voltagem e Cor', entre outras opções:
-
- Para configurar as variações, basta selecionar se as variações serão simples ou duplas:
-
Selecione o tipo da variação, como tamanho ou cor, e depois escolha os valores correspondentes, como amarelo, verde ou P, M, sintético, original, entre outros. Lembre-se de clicar na opção 'Gerar Variações'; caso contrário, essa configuração não será válida:
- Após finalizar a geração de variações, elas serão apresentadas abaixo. É obrigatório cadastrar o estoque para cada variação, enquanto o preço de venda é opcional. Se você cadastrar o preço de venda no produto principal e deixar em branco o preço de venda na variação, o preço do produto principal será utilizado. O código de referência também é opcional:
-
Você também pode incluir mais informações e configurações acessando "Exibir mais opções da Variação". Nessa seção, é possível configurar o preço de custo, promoções, estoque mínimo para aviso e o código EAN para cada variação. Além disso, é possível cadastrar imagens específicas para as variações. Assim, quando um cliente selecionar uma variação desejada, a foto do produto mudará para a imagem cadastrada para essa variação."
- Por fim, você pode cadastrar peso e dimensões para cada variação. É necessário informar essas informações apenas se elas forem diferentes das do produto principal. Se o peso e as dimensões forem os mesmos, não é preciso cadastrá-las. Caso esses campos fiquem em branco, as informações de peso e dimensões do produto principal serão utilizadas:
🚨 Atenção: A criação de variações para cada produto é limitada a no máximo 100. Lembre-se de que o cadastro deve ser feito em lotes de até 50 variações por vez. Se você tiver um produto com 100 variações, será necessário criar as variações em dois passos, cadastrando 50 de cada vez.
Exclusão de um Produto
Atualmente, a exclusão de um produto na loja só pode ser realizada se o produto estiver com o status inativo. Essa mudança foi implementada para evitar exclusões acidentais no painel. Com essa nova regra, o sistema alerta sempre que a opção de exclusão de produtos for acionada, ajudando a reduzir erros.
Opções Avançadas
Após definir todas as configurações acima, seu produto estará pronto para ser exibido na loja. Basta clicar em "Salvar e voltar para a lista de produtos". Se precisar realizar alguma configuração adicional, clique na opção 'Salvar e ver opções avançadas', onde você encontrará outras configurações, como:
- Produtos Relacionados: Artigo Produtos Relacionados
- Frete e Envio: Artigo Frete e Envio - Opções Avançadas Produto
- Formas de Pagamento: Artigo Formas de Pagamento
- Imposto do Produto: Artigo Imposto do Produto
- SEO - Otimização de Busca: Artigo SEO- Otimização de Busca
- Compre Junto: Artigo Compre Junto
- Programa de Fidelidade: Artigo Programa de Fidelidade
- Avaliação do Produto: Artigo Avaliação do Produto
- Abas Personalizadas: Artigo Abas Personalizadas
- Brindes: Artigo Brindes
- Termos de Aceite: Artigo Termos de Aceite
- Código único por produto: Artigo Códigos de Acesso
- Negociação: Artigo Negociação
Boas Vendas!
Equipe Tray.