Como Utilizar o Relatório de Produtos Vendidos?

Relatórios são fundamentais quando o assunto é planejamento, afinal, são através de informações atualizadas e precisas que será possível tomar determinas ações. 

Neste artigo, vamos trazer três relatórios que estão associados aos produtos de sua loja. São esses:

  • Produtos mais vendidos;
  • Produtos com mais vendas canceladas;
  • Marcas mais vendidas.

Gostou? Então acompanhe abaixo. 

Relatório de Produtos Mais Vendidos.

  • Acesse "Produtos >> Relatórios >> Visualizar Relatório":

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  • Veja que é possível filtrar por:
    • Período desejado;
    • Comparar com o período anterior ou não;
    • Local de venda específico (que tenha pedido);
    • Região ou Estado;
    • Por parceiro específico (que tenha pedido);
    • Pedidos ou Vendas;
      • Pedidos: todos os pedidos que não estejam com o status "Cancelado" ou "Cancelado Aut", independente se tem pagamento confirmado ou não;
      • Vendas: Todos os pedidos que possuem pagamento confirmado e não estejam com o status "Cancelado" ou "Cancelado Aut".
  • Após isto, clique em "Filtrar" para obter os dados.

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  • Após realizar o filtro das informações desejadas, as mesmas serão apresentadas da seguinte forma:
  • Colunas:
    • Produto: será apresentado o ID do produto e seu respectivo nome;
    • Quantidade: quantidade do produto que foi vendida no período filtrado;
    • Valor: soma do preço de venda da quantidade total do produto vendido;
    • Preço Médio: preço médio pelo qual o produto é vendido;

Atenção: note que as colunas mencionadas acima se repetem (com exceção de Produto), isso para que você possa comparar o período atual com o anterior:

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  • Bem fácil analisar as informações, não é mesmo?! Mas não esqueça, para as informações abaixo, foi considerado apenas o primeiro produto da lista:
    • Quantidade: no período atual foram realizadas 41 vendas, enquanto no período anterior foram 95, ou seja, 54 unidades a menos;
    • Valor: referente ao período atual, o valor total foi de R$ 815,90, o valor total do período anterior, que foi de R$ 1.992,98, ou seja, no período atual teve uma queda de R$ 1.177,08  no valor total;
    • Preço Médio: no período atual, o preço médio é de R$ 19,90, enquanto no período anterior, era de R$ 20,98. Desta maneira, sabemos que o preço médio de venda do produto, atualmente, está R$1,08 menor.
  • Mais um item útil para sua análise são as "pequenas setas". Veja que ao passar o mouse sobre uma delas, toda esta diferença mencionada no exemplo acima, é apresentada em foram de porcentagem: 

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Esse relatório será essencial para seu planejamento de vendas! Imagine que você aumentou o preço do produto e as vendas caíram 50%, através deste relatório será muito fácil notar isto e tomar as devidas ações. 

Vamos para o próximo relatório? 

 

Relatório de Produtos com Mais Vendas Canceladas.

  • Acesse "Produtos >> Relatórios >> Produtos com Mais Vendas Canceladas".

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  • Os filtros oferecidos são os mesmos vistos acima, no relatório de Produtos Mais Vendidos, com exceção do "Pedido/Venda":

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  • Veja na imagem abaixo, que as colunas são as mesmas do relatório visto acima, desta maneira, a leitura das informações também serão as mesmas;
  • Mas, ATENÇÃO: neste relatório, as informações apresentadas são referente a vendas canceladas:

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  • E a porcentagem, como visto acima, também é apresentada nesse relatório:

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  • Este é um relatório essencial para você que deseja diminuir o cancelamento em sua loja. Por exemplo: imagine que você alterou algum item do produto, ou mesmo, aumentou o preço e as vendas logo em seguida caíram, está na hora de analisar se tal alteração foi o motivo. O que será muito mais fácil de fazer com as informações que este relatório fornece.

 

Vamos ao último relatório?

 

Relatório de Marcas mais Vendidas:

  • Acesse Vendas >> Relatórios >> Marcas Mais Vendidas:

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  • É possível filtrar por:
    • Período desejado;
    • Comprar com o período anterior se desejar;
    • Local de venda específico (que tenha pedido);
    • Região ou Estado;
    • Por parceiro específico (que tenha pedido);
    • Pedidos ou Vendas;
      • Pedidos: todos os pedidos que não estejam com o status "Cancelado" ou "Cancelado Aut", independente se tem pagamento confirmado ou não.
      • Vendas: todos os pedidos que possuem pagamento confirmado e não estejam com o status "Cancelado" ou "Cancelado Aut".
  • Após isto, clique em "Filtrar".

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  • Note que a apresentação das informações segue a mesma lógica dos filtros que vimos anteriormente, sendo:
    • Marca;
    • Informações do Período Anterior;
    • Informações do Período Atual.

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  • Agora, basta aplicar a mesma técnica de leitura que já vimos neste artigo para conseguir as informações desejadas!
  • A porcentagem também será apresentada ao passar o mouse sobre alguma das "pequenas setas": 

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E aí, lojista?! Gostou desses relatórios? Com certeza te ajudará muito em seu planejamento e tomas de ações, não é mesmo?! 

Lembrando que você pode exportar esses dados para o Excel e realizar análises mais profundas. 

Vai facilitar e agilizar muito seu planejamento!

Boas Vendas!

Equipe Tray.