Blacklists, também conhecidas como listas negras, são usadas na computação para bloquear acesso. Isso é feito por programas como proxys, firewalls, servidores de e-mail e servidores de conteúdo quando detectam atividades suspeitas, como alto volume de spam.
Elas contêm endereços de IP, domínios ou e-mails com histórico de spam, que são automaticamente bloqueados. Spam são mensagens enviadas sem permissão, geralmente para muitas contas. Um problema comum para ser listado em uma blacklist é ter seus e-mails marcados como spam repetidamente. Isso faz com que os e-mails acabem na caixa de spam e não sejam vistos pelos destinatários.
O objetivo das Blacklists é evitar que e-mails indesejados ou inapropriados lotem a caixa de entrada dos usuários.
Isso significa que os principais motivos para um IP cair em blacklist são:
- Envio em abundância de e-mails para destinatários que não escolheram recebê-los;
- Conteúdo preconceituoso ou pornográfico;
- Servidor de e-mails
- E-mails contendo vírus;
- E-mails contendo softwares maliciosos.
Se um e-mail, domínio ou endereço de IP caiu em blacklist, significa que são considerados como disseminadores de spam na internet. Nesta condição, os provedores de e-mails bloqueiam o recebimento deste endereço de IP ou domínio.
Importante lembrar que estar presente em Blacklist, não significa que o envio de e-mails está bloqueado. O bloqueio acontece pelo provedor do destinatário e o recebimento destes e-mails estão sob critério deles.
Como saber se meu e-mail está em Blacklist?
- Acesse o site MxToolbox
- No campo Server IP or Domain, insira o Domínio ou IP responsável pelo envio de e-mails;
- Em seguida, clique em "Blacklist Check":
Após realizar a consulta é retornado se o servidor está em black list ou não!
Se você deseja consultar outras listas de blacklist na internet, existem várias plataformas de pesquisa disponíveis. No entanto, é importante ser criterioso ao escolher, pois muitas vezes as blacklists têm critérios pouco seletivos para inclusão de IPs
As ferramentas mais utilizadas são:
Como sair de uma Blacklist?
As listas de blacklists pertencem a diferentes provedores de e-mails, e os procedimentos para remover seu IP delas variam:
Algumas empresas facilitam o processo: basta acessar o site da lista e seguir as instruções. Em outras, a remoção pode ocorrer automaticamente após alguns dias ou meses do pedido.
Há listas mais complexas que exigem contato por e-mail ou telefone para remover seu servidor. Outras requerem a exclusão de clientes da sua base antes de retirar seu IP. Em casos extremos, pode ser necessário provar sua inocência antes da remoção.
Para evitar ser incluído em uma blacklist, é essencial garantir que suas campanhas de e-mail marketing sejam livres de spam, enviadas apenas para usuários que consentiram e incluam opções de descadastramento. Manter uma boa reputação online é fundamental para seu negócio.
Boas práticas para não entrar em Blacklist
Não envie anexos! Coloque todas as informações necessárias no corpo do e-mail e, se necessário, forneça links para outros conteúdos. Inclua sempre um link de descadastramento, pois isso é crucial para evitar entrar em blacklists. Dessa forma, os usuários que não desejarem mais receber seus e-mails podem se descadastrar sem precisar denunciá-los.
Envie e-mails de forma pontual. Mesmo que os usuários tenham consentido em recebê-los, eles podem se sentir sobrecarregados se receberem mensagens diariamente. Prefira enviar e-mails com uma frequência razoável e focados em assuntos realmente relevantes.
Evite o uso de certas palavras como 'Grátis', 'Compre Agora!', 'Participe do Sorteio', etc. Essas palavras e expressões podem fazer com que seus e-mails sejam marcados como spam. Seguir essas dicas ajudará a evitar que seu servidor entre em blacklists.
Lembre-se que a prevenção é a melhor maneira de evitar problemas. Portanto, siga cada uma dessas práticas ao desenvolver suas campanhas de e-mail marketing.
Boas Vendas!
Equipe Tray.