Constantemente utilizado, o Desconto Progressivo é uma das maneiras mais fáceis e simples para você realizar ações promocionais em sua loja virtual para os seus clientes. Por isso, nada mais justo que um relatório para você poder acompanhar dados específicos de suas campanhas promocionais.
Neste artigo traremos dois relatórios para você fazer o acompanhamento de suas ações: o "Performance Desconto Progressivo" e "Performance produto Produto por Campanha".
Pois bem, vamos agora entender um pouco mais sobre eles.
- Primeiramente, veremos o "Performance Desconto Progressivo". Acesse Marketing >> Relatórios >> Performance Desconto Progressivo:
- Você poderá gerar este relatório definindo os seguintes itens:
- Período: o período que deseja capturar as informações, isso é, a data específica;
- Comparar Período com: poderá compara diferentes períodos para realizar comparações. Por exemplo, pode comparar com o período anterior;
- Local de vendas: hoje o Desconto Progressivo é aplicado apenas em vendas na loja virtual;
- Campanhas: se desejar, poderá filtrar por campanhas específicas;
- Parceiros com pedido: poderá também filtrar por parceiros específicos;
- Pedidos ou Vendas:
- Pedidos: são todos os pedidos da loja independente se são pagos ou cancelados;
- Vendas: são todos os pedidos que tem pagamento confirmando e que não estão com o Status "Cancelado" ou "Cancelado Automaticamente".
- Quantidade ou Valor Monetário: defina se deseja gerar o relatório baseado em valor ou quantidade.
- Após definir estes itens, clique em "Filtrar" para que o relatório seja gerado baseado nas opções selecionadas.
- O relatório será apresentado da seguinte maneira:
Contendo tais informações:
- Representação das campanhas nas vendas da loja: % (porcentagem) das vendas (baseada no valor em R$) que as campanhas aplicadas representam sobre o valor total de vendas ou pedidos do período. Por exemplo, baseado na informação da imagem acima, significa que 5,21% de todo o faturamento do período teve algum tipo de campanha de desconto aplicada no pedido;
- Representação das campanhas nas vendas em quantidade: % (porcentagem) de vendas que ocorrem em sua loja e que foram contempladas por alguma campanha. Por exemplo, se você teve 100 vendas no mês e 10 delas tiveram algum desconto progressivo aplicado, então o resultado apresentado neste quadro será de 10%;
- Campanha com mais vendas: informado o nome da campanha mais utilizada pelos seus clientes;
- Total de desconto em campanhas: será informado o montante em R$ de desconto concedido por todas as campanhas que "entraram" no relatório (de acordo com o filtro configurado);
- Gráfico: serão apresentadas no gráfico, as informações de R$ ou Quantidade ao lado esquerdo, na parte inferior você encontra os períodos e, no lado direito você verá as campanhas com diferenças nas cores para que assim possa assimilar facilmente as informações:
Já no fim da página, você encontrará gráficos específicos de cada campanha com as seguintes informações:
- Total de desconto do período anterior;
- Total de desconto (no período filtrado);
- Total de Frete Grátis aplicado pela campanha.
Bem preciso esse relatório, não é mesmo?! Agora será ainda mais fácil identificar a performance de cada campanha e assim, se planejar melhor para as campanhas futuras.
Vamos agora ao outro relatório?
- Acesse "Marketing >> Relatórios >> Performance Produto por Campanha".
Você encontrará as seguintes opções para gerar o relatório:
- Período: o período que deseja capturar as informações, isso é, a data específica;
- Comparar Período com: poderá compara diferentes períodos para realizar comparações. Por exemplo, pode comparar com o período anterior;
- Campanhas: se desejar, poderá filtrar por campanhas específicas;
- Pedidos ou Vendas:
- Pedidos: São todos os pedidos da loja independente se são pagos ou cancelados;
- Vendas: São todos os pedidos que tem pagamento confirmando e que não estão com o Status "Cancelado" ou "Cancelado Automaticamente".
- Marca: Poderá optar por filtrar por marcas específicas:
No relatório você encontrará as seguintes informações:
- Produto: será apresentado o ID e Nome do Produto;
- Quantidade: quantidade de produtos vendidos que tiveram a campanha aplicada;
- Valor: valor em R$ das vendas de cada produto que tiveram alguma campanha aplicada;
- Desconto: valor em R$ do desconto ofertado para os pedidos dos produtos em questão.
Note que as informações "Quantidade", "Valor" e "Desconto" são apresentados duas vezes. Isso ocorre, pois tais informações ao lado esquerdo refere-se ao período anterior, já ao lado direito é o período atual. Dessa forma será possível comparar os dados na mesma página e com muito mais facilidade:
Gostou? Agora você poderá acompanhar a performance das sua campanhas de Desconto Progressivo, além de também ver o desempenho de todos os produtos que geraram vendas com desconto progressivo.
Compare, analise e se planeje para as próximas ações de sua loja virtual.
Boas Vendas!
Equipe Tray.