Como Utilizar o Relatório de Desconto Progressivo?

    Já pensou como seria ótimo ter acesso a relatórios sobre as campanhas de Desconto Progressivo que utiliza em sua loja?

    Pois bem, implementamos dois novos relatórios específicos sobre a ferramenta: o "Performance Desconto Progressivo" e o "Performance produto Produto por Campanha".

    Veremos abaixo os seus funcionamentos:

    Primeiro veremos o "Performance Desconto Progressivo".

  • Acesse "Marketing >> Relatórios >> Performance Desconto Progressivo":

  • Você poderá gerar este relatório definindo os seguintes itens:
    • Período: Que deseja capturar as informações;
    • Comparar Período com: Poderá compara por exemplo, pelo período anterior;
    • Local de vendas: Hoje o Desconto Progressivo é aplicado apenas em vendas na loja virtual;
    • Campanhas: Se desejar, poderá filtrar por campanhas específicas;
    • Parceiros com pedido: Poderá também filtrar por parceiros específicos;
    • Pedidos ou Vendas:
      • Pedidos: São todos os pedidos da loja independente se são pagos ou cancelados;
      • Vendas: São todos os pedidos que tem pagamento confirmando e que não estão com o Status "Cancelado" ou "Cancelado Automaticamente";
    • Quantidade ou Valor Monetário: Defina se deseja gerar o relatório baseado no valor ou a quantidade;
  • Após definir estes itens, basta clicar em "Filtrar" para que o relatório seja gerado baseado nas opções selecionadas.

mceclip1.png

  • O relatório será apresentado da seguinte maneira:

mceclip2.png

    Abaixo veremos algumas informações que ele terá:

  • Representação das campanhas nas vendas da loja: % (porcentagem) das vendas (baseada no valor em R$) que as campanhas aplicadas representam sobre o valor total de vendas ou pedidos do período, exemplo: Baseado na informação da imagem acima, significa que 5,21% de todo o faturamento do período teve algum tipo de campanha de desconto aplicada no pedido.
  • Representação das campanhas nas vendas em quantidade:  % (porcentagem) de vendas que ocorrem em sua loja e que foram contempladas por alguma campanha. Ex: se você teve 100 vendas no mês e 10 delas tiveram algum desconto progressivo aplicado, então o resultado apresentado neste quadro seria de 10%.
  • Campanha com mais vendas: Informado o nome da campanha mais utilizada.
  • Total de desconto em campanhas: Será informado o montante em R$ de desconto concedido por todas as campanhas que "entraram" no relatório (de acordo com o filtro configurado).
  • Gráfico: Serão apresentadas no gráfico, as informações de R$ ou Quantidade ao lado esquerdo, na parte inferior você encontra os períodos e, no lado direito você encontra as campanhas com diferenças nas cores, para que assim possa assimilar facilmente as informações.

    Ao descer ainda mais a página, você encontrará gráficos específicos de cada campanha, com as seguintes informações:

  • Total de desconto do período anterior;
  • Total de desconto (no período filtrado);
  • Total de Frete Grátis aplicado pela campanha.

    Informações importantíssimas para que você possa identificar a performance de cada campanha e assim poder se planejar de melhor forma para as campanhas futuras. 

    Veja abaixo o funcionamento do relatório Performance Produto por Campanha. 

  • Acesse "Marketing >> Relatórios >> Performance Produto por Campanha".

    Você encontrará as seguintes opções para gerar o relatório:

  • Período: Que deseja capturar as informações;
  • Comparar Período com: Poderá compara por exemplo, pelo período anterior;
  • Campanhas: Se desejar, poderá filtrar por campanhas específicas;
  • Pedidos ou Vendas:
    • Pedidos: São todos os pedidos da loja independente se são pagos ou cancelados;
    • Vendas: São todos os pedidos que tem pagamento confirmando e que não estão com o Status "Cancelado" ou "Cancelado Automaticamente";
  • Marca: Poderá optar por filtrar por marcas específicas;
  • Para confirmar os dados inseridos no filtro, clique em "Filtrar".

mceclip5.png

    No relatório você encontrará as seguintes informações:

  • Produto: Será apresentado o  ID e Nome do Produto;
  • Quantidade: Quantidade de produtos vendidos que tiveram a campanha aplicada;
  • Valor: Valor em R$ das vendas de cada produto que tiveram alguma campanha aplicada;
  • Desconto: Valor em R$ do desconto ofertado para os pedidos dos produtos em questão.

    Note que as informações "Quantidade", "Valor" e "Desconto" são apresentados duas vezes, isto é porque tais informações do lado esquerdo é o período anterior e do lado direito é o período atual, assim você consegue comprar os dados na mesma página e com muito mais facilidade.

mceclip6.png

Boas Vendas!
Equipe Tray.