Com a nova versão da ficha de pedido, você conta com informações dispostas de forma ainda mais amigável e com uma visualização ainda mais simples e direta.
Este espaço passou por uma alteração visual para facilitar o seu trabalho e auxiliar no controle das suas vendas.
A partir de agora, confira mais informações sobre essa novidade.
Tudo sobre a nova versão da ficha de pedido
Para acessar a ficha de pedido, no menu lateral esquerdo vá em Vendas > Lista de pedidos. Após isso, selecione o pedido que você deseja visualizar as informações.
Confira mais detalhes sobre as seções disponíveis:
Linha do tempo do pedido
Como o próprio nome diz, é possível verificar uma linha do tempo com as datas das ações envolvendo o pedido. Aqui você pode conferir as datas em que a venda foi registrada como Pedido realizado, Aguardando pagamento/Pagamento confirmado, Aguardando envio/Pedido enviado, Entrega/Pedido entregue e Pedido cancelado.
Informações principais
Aqui é possível descobrir o Nome do comprador, CPF, Celular e E-mail. Ao clicar em Ver mais, você será direcionado(a) para a lista de clientes da sua loja virtual, podendo visualizar ainda mais detalhes sobre o mesmo.
Resumo do pedido
Neste espaço, você poderá conferir os produtos que foram comprados, o valor unitário, a quantidade e o valor total.
Total do pedido
Nesta seção, é possível conferir o valor total do pedido, resultado da soma do subtotal, valor do frete e desconto da forma de pagamento. Além disso, é possível adicionar um desconto ainda maior clicando em ''+ Adicionar desconto no pedido''.
Dados fiscais
Em Dados fiscais, você poderá conferir se algum dado fiscal foi adicionado ao pedido. Além disso, ao clicar em ''+ Adicionar dados fiscais'', você poderá incluir esta informação ao pedido.
Neste caso, uma aba lateral será aberta e você poderá adicionar informações como:
- Data de emissão;
- Número da Nota;
- Série da Nota;
- Valor;
- Chave da Nota;
- URL da Nota (Opcional);
- XML Danfe (Opcional).
Observações internas
A seção de Observações internas permite visualizar comentários feitos pelo sistema Tray ou por você, lojista, dentro do pedido. É possível adicionar informações ao pedido para registrar um histórico da venda. Clique em ''+ Adicionar observação interna'' para incluir mais comentários.
Status do pedido
Aqui você pode conferir o status em que o pedido está atualmente. Em determinados momentos, você pode alterar o status manualmente (A enviar, Cancelado, Pendente, Finalizado, etc.).
Informações do envio
Na maior parte das vezes, os dados de envio já vem preenchidos dentro do pedido, uma vez que foi utilizado para o cálculo do frete. Neste caso, serão apresentados os dados do destinatário e todo o endereço de envio do cliente.
Aqui, é possível editar o endereço (em caso de erro por parte do cliente, por exemplo), porém, não recomendamos a troca do CEP ou endereço completo de entrega, pois os custos do envio não serão atualizados e recalculados dentro do pedido.
Ainda, é possível inserir os dados da postagem clicando em ''+ Adicionar código do envio'', onde uma barra lateral será aberta possibilitando o preenchimento de:
- Data;
- Código do envio;
- URL de rastreamento (Opcional).
Forma de pagamento
Veja a forma de pagamento escolhida pelo cliente no momento da compra. A confirmação do pagamento pode ser feita automaticamente (via intermediador de pagamento ou marketplace) ou de forma manual, caso tenha alguma forma de pagamento manual cadastrada e utilizada no pedido. Neste caso, clique em ''+ Adicionar pagamento'' para realizar esta configuração.
Clearsale
Caso você tenha configurado a validação pela Clearsale, há uma seção disponível para consulta manual da mesma.
Links úteis
Em Links úteis, você tem acesso a links que podem ser copiados facilmente para serem compartilhados com o seu cliente.
Os links disponíveis são:
- Trocar forma de pagamento: pode ser usado se o pedido ainda não foi pago;
- Pagamento do pedido: caso o pagamento do pedido precise ser confirmado de forma manual pelo cliente.
Modificando a forma de visualização dos pedidos
Outra configuração interessante que chegou com a nova atualização da ficha de pedidos é a possibilidade de modificar a forma de visualização dos pedidos. Isso significa que você pode escolher entre abrir o pedido na mesma página ou em uma nova página.
Para realizar esta configuração, basta acessar a lista de pedidos (Vendas > Lista de pedidos) e clicar em Configurações da lista.
Após isso, uma aba lateral será aberta apresentando algumas possibilidades de configurações. Aqui, você poderá modificar algumas opções de Filtros, Versão da lista, Visualizar pedido, Exibir produtos vendidos na lista e Alternar entre filtro de ID e demais filtros.
Defina as opções desejadas e, para optar entre abrir o pedido na mesma página ou em uma nova página, como citado anteriormente, a seção de Visualizar pedido é o local certo para definir a sua preferência.
Boas Vendas!
Equipe Tray.