O cadastro de produtos é essencial para um e-commerce e exige atenção. Por isso, usar imagens de boa qualidade, preencher os atributos e características, e descrições completas fazem diferença para o seu cliente.
A seguir, você verá como fazer uma descrição completa, preenchendo todas as informações essenciais.
🚨 Importante: Ao cadastrar produtos manualmente, como explicado neste artigo, não é possível escolher o ID do produto, que será gerado automaticamente seguindo a sequência do último ID cadastrado. Se você quiser definir o ID dos seus produtos, será necessário cadastrá-los através da Importação via Excel. Acesse este artigo para saber mais!
Como cadastrar um produto no painel administrativo da sua loja Tray
Para cadastrar ou editar um produto da sua loja, basta acessar o menu lateral esquerdo do painel administrativo e ir em ''Produtos'' > ''Lista de produtos''.
Após isso, clique em ''+ Adicionar produto'', caso queira cadastrar um novo produto, ou escolha o produto desejado e clique em ''Editar''.
Feito isso, a tela de cadastro/edição de produto será aberta e você poderá realizar as devidas configurações.
Nesta etapa, existem diferentes seções que devem ser preenchidas. Saiba mais sobre cada uma delas a partir de agora:
Nome do produto
Informe, no campo desta seção, o nome do seu produto. Uma dica valiosa nesta etapa é especificar bem os detalhes mais importantes do produto que diferenciam ele dos demais.
Em um comparativo simples, um produto chamado ''Camiseta cinza de algodão e gola V'' é mais atrativo e certeiro do que um produto chamado ''Camiseta cinza'' que contém as mesmas características do exemplo anterior.
Imagens e vídeo
Em "Imagens e vídeo", adicione imagens que representem o seu problema em diferentes situações e ângulos. No caso de uma camiseta, por exemplo, insira fotos do produto sozinho, com fundo neutro, para realçar as cores reais do mesmo.
Além disso, é sempre interessante contar com fotos do produto sendo utilizado na prática, então coloque fotos de modelos vestindo ou utilizando o produto na prática (não necessariamente modelos contratados, basta que alguém cumpra este papel).
As imagens devem ser em formato JPG, JPEG ou PNG, com o tamanho do arquivo em até 350kb e dimensões até 2.000px. Em caso de imagem maior que 350kb, nosso sistema irá compactar a mesma automaticamente, desde que o tamanho original não exceda 2mb.
Por fim, caso você queira incluir um vídeo na apresentação do seu produto, valide a caixa da etapa de "Vídeo do produto" e adicione o "Link ou código do vídeo incorporado".
Descrição do produto e Otimização para busca (SEO)
Você pode adicionar uma descrição ao seu produto de forma manual, ou seja, você mesmo(a) preenche o campo de "Descrição", ou com o auxílio de Inteligência Artificial (IA), novo recurso implementado pela Tray no cadastro de produtos.
Para utilizar IA nesta etapa, basta acessar a seção de "Descrição do produto" e clicar em "Gerar descrição com IA". Neste caso, uma aba lateral será aberta e você poderá prosseguir com essa configuração. Aqui, ainda, é possível preencher o SEO validando a caixa "Gerar e preencher informações de SEO" e, após isso, clicando em "Gerar descrição".
Alguns pontos importante sobre o uso desta ferramenta:
- A geração de descrição com uso de IA tem como requisito o Nome do produto e, pelo menos, uma foto;
- Para garantir que a descrição do produto seja gerada com o máximo de detalhes e informações relevantes, é fundamental que o Nome do produto seja detalhado e condizente com a foto enviada, gerando uma descrição mais precisa e atrativa para seus clientes;
- Caso o Nome do produto seja divergente da foto, um aviso será apresentado, gerando a descrição com base na foto do produto;
Caso você queira modificar a configuração do SEO do produto, basta acessar a seção "Otimização para busca (SEO)" e alterar manualmente os campos disponíveis ou clique em "Preencher SEO" e gere um novo preenchimento do SEO do produto com auxílio de IA.
Os campos de SEO disponíveis são:
- URL do produto;
- Meta título;
- Meta descrição;
- Meta palavras-chaves.
Por fim, clique em "Aplicar".
Ficou com alguma dúvida? Acesse nosso artigo completo sobre o cadastro de descrições e SEO com auxílio de Inteligência Artificial e saiba mais sobre as regras de aplicação e funcionamento do recurso!
Preço
Na seção de Preço, você pode preencher os campos de ''Preço de venda'' e ''Preço de custo''. Além disso, existe a opção de ocultar o preço do produto, obrigando o cliente a entrar em contato com você através de um botão. Para isso, ative a ''flag'' de ''Preço sob consulta''.
Estoque
Em ''Estoque'', preencha os campos de "Estoque" e "Estoque mínimo". Ainda é possível selecionar a opção de "Notificação de estoque baixo", onde uma mensagem de estoque baixo ficará visível a partir do momento em que o produto alcançar o número informado.
Peso e dimensões
Na seção de "Pesos e dimensões", você deve informar o peso(gr), altura(cm), largura(cm) e comprimento(cm) do produto já embalado para envio, isso em caso de produto físico.
Caso você esteja cadastrando um produto digital, ative a "flag" de "Produto ou serviço digital". Desta forma, você não precisará informar as dimensões citadas anteriormente.
Ao clicar em "Saiba mais", você poderá visualizar a seguinte mensagem reforçando as orientações desta etapa:
Características da categoria principal
Agora, na seção de "características da categoria principal", clique em "Adicione uma categoria principal" para realizar esta ação.
Uma aba lateral será aberta e você poderá selecionar a(s) característica(s) que melhor se assemelha(m) ao produto.
Variações
Se você desejar cadastrar um produto com variações, a seção de "Variações" é o local para isso. Aqui, três alternativas são possíveis:
- Sem variação: em caso de produto simples, esta é a opção recomendada;
- Variação simples: você poderá informar uma, ou mais, característica(s) primária(s) do produto;
- Variação dupla: você poderá informar uma, ou mais, característica(s) primária(s) e uma, ou mais, secundária(s) do produto.
Exibição do produto
Em "Exibição do produto", é possível modificar a apresentação do produto em sua loja virtual. Aqui, duas opções são possíveis:
- Produto ativo: marque esta alternativa caso você deseje disponibilizar o produto para ser vendido em todos os canais da sua loja;
- Exibir produto na loja virtual: marcando esta opção, seu produto estará disponível para compra na sua loja.
Categoria principal
A categoria principal é a classificação mais importante pela qual o produto será atribuído, uma vez que influencia na organização e disposição do mesmo em sua loja virtual.
Ela representa o produto e é exibida na URL da página do produto, facilitando a busca por parte dos seus clientes.
Nesta seção, clique em "+ Adicionar categoria principal" para incluir uma categoria ao produto que está sendo cadastrado. Você também pode adicionar mais categorias ao mesmo produto, para isso, basta clicar em "+ Adicionar categoria adicional".
Em ambos os casos, uma aba lateral será aberta e você poderá selecionar as categorias desejadas.
Apresentação
Na seção de "Apresentação", é possível alterar a apresentação do seu produto.
Aqui, três opções estão disponíveis:
- Selo destaque: adicione um selo destacando o produto, o que aumentará a visibilidade do mesmo na página inicial;
- Selo lançamento: adicione um selo de lançamento ao produto;
- Selo adicional: adicione um selo exclusivo personalizado ao produto.
Informações Adicionais
Em "Informações Adicionais", você pode inserir outros detalhes importantes sobre o seu produto.
Aqui, é possível informar:
- Marca: clique em "+ Adicionar marca" para "linkar" o produto à uma marca cadastrada em sua loja;
- Modelo: preencha o modelo do produto, caso essa divisão exista;
- Referência: informe o código de referência do produto;
- EAN/GTIN/UPC: informe o código EAN/GTIN/UPC do produto;
- Tempo de garantia: informe se o produto possui garantia e o prazo da mesma;
- Prazo de disponibilidade: esclareça se o produto estará disponível imediatamente após a compra ou se sua loja precisa de um determinado número de dias até que ele esteja disponível;
- Itens inclusos: aqui, diga se o produto conta com algum outro item incluso (ex.: adesivo, capa, caneta, etc.);
- Mensagem adicional: adicione uma mensagem adicional para complementar as informações do seu produto.
Opções avançadas
Por fim, ao clicar em "Salvar e ver opções avançadas", você será direcionado(a) para uma nova página onde poderá complementar o cadastro do seu produto.
Entre as possibilidades de configuração, estão:
- Produtos relacionados - clique aqui e saiba mais;
- Imposto do produto - clique aqui e saiba mais;
- SEO - Otimização e busca - clique aqui e saiba mais;
- Avaliação do produto - clique aqui e saiba mais.