Como Integrar com o Melhor Envio?

    O Frete Fácil evoluiu, e agora é Melhor Envio, principal plataforma de intermediação de fretes do Brasil. 

    Essa mudança trará inúmeros benefícios tanto para os lojistas que já utilizavam o Frete Fácil anteriormente, quanto para você que ainda não aderiu essa solução logística, afinal, agora será possível oferecer aos seus clientes cotação de fretes com preços mais competitivos, e com mais facilidade.

    Para entender as vantagens dessa integração, confira abaixo:

  • Desconto de até 80% no frete;
  • Acesso às principais transportadoras do Brasil, incluindo Correios, JadLog, Azul, Latam, Loggi, Buslog e J&T Express;
  • Sem contrato, mensalidade ou qualquer tipo de taxas! Pague exclusivamente pelas etiquetas que utilizar;
  • Gestão 100% centralizada: a compra e impressão das etiquetas ocorrem em seu Painel Administrativo.

    banner_1280x720_02.png

Já utilizava o Frete Fácil. O que fazer? 

    Se você já utilizava o Frete Fácil anteriormente, é importante ressaltar que ações como compras de etiquetas, etiquetas reversas e sincronização de pedidos serão bloqueados.

    E para que você aproveite os benefícios da experiência Melhor Envio, é necessário atualizar os seus dados. Essa medida se faz necessária, pois antes, o Frete Fácil te conectava apenas com os Correios e JadLog, entretanto agora você possui mais opções. 

    Para atualizar os seus dados, acesse em seu Painel Administrativo o app do Frete Fácil, e no banner disponível, clique em "Atualizar e aproveitar":

 

image (29).png

    Depois dessa atualização, configure as transportadoras que você deseja trabalhar. 

    Em caso de dúvidas ou dificuldades para a atualização, entre em contato com o suporte técnico do Melhor Envio através deste link ou pelo e-mail contato@melhorenvio.com.

   

⚠️ Atenção: O Frete Fácil não gera mais ofertas de etiquetas, sendo assim, é necessário desabilitá-lo. Para isso, acesse "Configurações", em "Frete e Envio" e clique em "Geral". Localize a opção "Frete Fácil", e no item "Habilitada", selecione a opção "Não". Dessa forma, o Frete não gerará mais cotações dentro do seu site. 

Como integrar com o Melhor Envio?

    Abaixo, você verá o passo a passo da integração para ter acesso a essa experiência. Antes de tudo, é preciso criar uma conta no Melhor Envio, independente se você já tiver um cadastro na plataforma. Sendo assim:

  • Em seu Painel Administrativo, vá em "Melhor Envio":

  • Agora será necessário abrir o formulário de cadastro. Clique em "Integrar agora":

  • Na tela abaixo, clique em "Cadastre-se agora!": 

  • Observe que na tela de cadastro, os dados que você cadastrou na Tray serão importados. Selecione a sua data de nascimento, e por fim, clique em "Próximo":

 

🚨 Atenção: Se já estiver cadastrado no Melhor Envio com o mesmo número de telefone importado, é necessário fornecer um novo número. O mesmo se aplica ao e-mail, que por padrão será o mesmo da Tray, mas deve ser modificado em caso de duplicidade.

  • Na próxima tela, o nome, CNPJ, CEP e rua da sua loja também serão importados automaticamente. Basta então que preencha o bairro, número e complemento. A seguir, clique em "Próximo":

  • Preencha o seu e-mail e a senha, aceite os termos de uso e clique em "Cadastrar":

🚨 Atenção: Forneça um endereço de e-mail alternativo que não tenha sido utilizado durante o seu cadastro prévio no Melhor Envio, caso tenha se registrado anteriormente.

  • Neste momento o seu cadastro já estará realizado! Agora é hora de importar os seus pedidos, para isso, clique em "Continuar":

  • Agora que os seus pedidos já foram importados, clique em "Continuar" para configurar a integração:

  • Com a conta já criada, faça o login:

  • Agora você precisará preencher algumas informações sobre a sua loja (CNAE e Inscrição estadual) e escolher os serviços que você quer disponibilizar aos seus clientes:

chrome-capture-2023-11-21.gif

 

🚨 Pontos de Atenção:

  1. Caso escolha utilizar os serviços oferecidos pelas transportadoras privadas (Buslog, Jadlog, LATAM Cargo ou Loggi), será necessário escolher a unidade de postagem para seus envios;
  2. Se optar pelos Correios, poderá contratar os serviços de AR (Aviso de Recebimento) e MP (Mão Própria) dos Correios.

    Esses serviços são exclusivos dos Correios, e possuem custos adicionais. Ao optar por eles, os custos de frete em sua loja serão maiores em comparação com envios sem esses adicionais. Se você utiliza mais de uma solução de frete, certifique-se que os serviços adicionais estão habilitados ou desabilitados em ambas as soluções

  • Na seção "Seguro", você pode escolher entre contratar o seguro para seus envios de forma contínua ou apenas quando necessário. Se optar por "Só quando necessário", os envios pelos Correios não incluirão seguro, enquanto é obrigatório contratá-lo com as transportadoras privadas. Se selecionar "Sempre", tanto os envios pelos Correios quanto os das transportadoras privadas terão seguro automaticamente:

    chrome-capture-2023-11-21 (1).gif

  • Agora que você realizou as configurações, clique em "Salvar alterações" para abrir o app do Melhor Envio.

Conhecendo o App Melhor Envio

    No app do Melhor Envio, você conseguirá visualizar os pedidos da sua loja que foram importados. Abaixo, vamos conhecer melhor suas funcionalidades:

chrome-capture-2023-11-21 (2).gif

  • No canto superior direito, você encontra:
    • Um botão para ver suas postagens conferidas, com informações detalhadas sobre a métrica de envios.
    • Um botão para acessar as configurações da integração.
  • No canto superior direito, você encontra:
    • O seu limite de envios simultâneos;
    • O número e envios aguardando a postagem;
    • O seu saldo na carteira.
  • Abaixo, há uma barra de pesquisa para localizar seus pedidos. Ao clicar em "Filtros", é possível escolher um período específico para filtrar os pedidos:

chrome-capture-2023-11-21 (3).gif

  • Os pedidos são categorizados com base na fase de envio e são apresentados em quatro abas:
    • Pedidos importados;
    • Aguardando pagamento;
    • Aguardando envio;
    • Pedidos enviados

Preciso de Suporte 

    Se precisar de suporte, seja na integração ou até mesmo nas configurações, você poderá acessar a Base de Conhecimento do Melhor Envio através deste link

    Além disso, se desejar, é possível obter atendimento logístico através do próprio app:

chrome-capture-2023-11-22.gif

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.