Para os lojistas que têm integração com a ferramenta Emissor de Notas Fiscais da Tray, este artigo é direcionado a vocês. Fiquem atualizados com as funções mais recentes deste recurso.
São 4 novas funcionalidades do Emissor de Notas, abaixo, veremos cada uma delas.
Volume por produto
Esta é uma funcionalidade muito solicitada por vocês, lojistas! Com essa nova funcionalidade, você pode escolher se os volumes (pesos) dos produtos serão apresentados nas Notas Fiscais de forma agrupada ou por uma quantidade de volume que você mesmo poderá definir.
Para configurar essa opção nos produtos usando o Emissor de NF-e no seu Painel Administrativo Tray, siga os passos abaixo:
-
Acesse a aba "Emissor de NF-e" no seu Painel Administrativo >> Clique em "Lista de Produtos".
-
Em seguida, selecione a opção "Ações".
Por padrão, o campo "Agrupar volumes" já vem selecionado. Se você deseja desmarcá-lo, será necessário definir a quantidade de volumes a serem agrupados por produto e, em seguida, clicar no botão 'Salvar'.
⚠️ Pontos de Atenção:
- Se voce, lojista, tiver um pedido com mais de um produto e em ambos os produtos voce selecionar a opção "Agrupar volumes", a sua Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) terá apenas um único volume. Isso significa que, na sua NF-e, a quantidade total de unidades vendidas dos produtos, como por exemplo, 10 unidades do produto X e 5 unidades do produto Y, será somada e apresentada como um único volume.
- Se você, lojista, desmarcar a opção "Aprimorar volumes" no produto X, por exemplo, e configurar a quantidade de volume para 1, quando você vender duas unidades deste produto X em um pedido, a sua Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) irá listar dois volumes, um para cada unidade comprada deste produto X.
- Se você, lojista, desmarcar a opção "Aprimorar volumes" no produto X e configurar a quantidade de volumes para 5, mas no pedido forem vendidas 2 unidades do produto X, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) listará 10 volumes do produto X. Isso acontece porque o sistema multiplicará o número de unidades vendidas (2) pela quantidade de volumes configurada por unidade (5) para o produto X. O mesmo cenário se aplica se, no mesmo pedido, você tiver o produto X com 2 unidades vendidas e a configuração de 5 volumes por unidade, e também o produto Y, onde você desmarcou a mesma opção e configurou 5 volumes por unidade, e teve 2 unidades compradas. Nesse caso, a NF-e apresentará um total de 20 volumes separados, ou seja, 10 volumes separados para o produto X e 10 volumes separados para o produto Y
- Se você, lojista, desmarcar a opção "Aprimorar volumes" no produto X e configurar a quantidade de volumes para 5, e se você também tiver um produto Y no qual desmarcou a mesma opção e configurou a quantidade de volumes para 1. Se no pedido foram vendidas 5 unidades do produto X e 1 unidade do produto Y, a sua Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) apresentará 5 volumes separados para o produto X e 1 volume separado para o produto Y.
Transportadora na nota
Agora, torna-se possível incluir informações da transportadora nas Notas Fiscais emitidas através do Emissor de Notas.
Veja abaixo como configurá-lo:
- Em seu Painel Administrativo, acesse "Emissor de NF-e" >> Clique na aba "Fornecedores" >> Clique em "+Adicionar Fornecedor":
- Na próxima etapa, deve-se incluir a transportadora que deseja cadastrar. Para isso, deverá preencher todos os campos indicados:
💡 Dica: Caso não tenha os dados solicitados, deverá solicitar a própria transportadora.
- Na seção "Registrar na NFe", é necessário definir se a transportadora será exibida na Nota Fiscal, e por fim, escolher qual será essa transportadora:
- Já em "Informações de frete", estabeleça qual será a modalidade do frete, isso é, CIF ou FOB. E por fim, se desejar, poderá incluir até mesmo a Placa do veículo. Tais informações serão apresentadas na Nota Fiscal:
Informações complementares
Nessa nova funcionalidade, você, lojista, poderá adicionar informações que considera relevantes nas Notas Fiscais.
Sua configuração é bem simples:
- Em seu Painel Administrativo, acesse "Emissor de NF-e". Clique na aba "Avançado";
- É no campo dessa tela que você vai inserir o texto a ser apresentado em "Informações Complementares" da NF:
O que for adicionado neste campo, automaticamente aparecerá nas notas geradas.
DANFE simplificada
Através da DANFE Simplificada, você pode simplificar o processo de impressão da nota fiscal, transformando-a em uma etiqueta de forma prática. Excelente funcionalidade para otimização de custos e economia de tempo.
Seu funcionamento ocorre da seguinte forma:
- Em seu Painel Administrativo, acesse "Emissor de NF-e" >> Clique na aba "Notas emitidas":
- Localize o pedido que deseja imprimir a DANFE Simplificada, e clique em
para realizar o download:
-
O download do arquivo iniciará e, por fim, você poderá continuar com a impressão:
Boas Vendas!
Equipe Tray.