O que é a Declaração de Conteúdo e Qual a sua Importância para a Remessa?

    Se você realiza envios através de sua loja virtual, com certeza já ouviu falar em Declaração de Conteúdo.

    Embora seja um procedimento simples, esse assunto muitas vezes gera dúvidas. Portanto, o objetivo deste conteúdo é lhe auxiliar nessas questões.

O que é a Declaração de Conteúdo?

    A Declaração de Conteúdo nada mais é que um documento que tem como objetivo detalhar todo o conteúdo de uma remessa ou pacote. Através dela, é possível fornecer informações sobre os itens que estão sendo transportados, como por exemplo, quantidade, peso, valor, entre outras características relevantes. 

Sobre a Importância da Declaração de Conteúdo

    É válido ressaltar que a Declaração é um documento exigido pelos órgãos fiscais, e que pode substituir a Nota Fiscal. Sua obrigatoriedade foi estabelecida em 2018, por isso é indispensável um desses documentos para poder postar um objeto. 

Como Fazer a Declaração de Conteúdo?

    Primeiramente, você pode realizar o download dos anexos de Declaração de Conteúdo no final deste artigo. Disponibilizamos tanto a versão em PDF quanto o conteúdo já editável. 

⚠️ Atenção: Atente-se aos campos exclusivos dos Correios. Esses deverão ser preenchidos por um agente dos Correios. 

   

    Já com a declaração em mãos, vamos às informações solicitadas:

  • Dados do Remetente e do Destinatário: Nessas seções, deverá inserir os seus dados (remetente) e os do destinatário. São solicitadas informações como: nome, endereço, cidade, UF, CEP, CPF/CNPJ ou Documento Estrangeiro;
  • Identificação dos Bens: Agora é hora de identificar os produtos que estão sendo enviados. Por isso, informe a quantidade e o valor de cada item. Ah, não se esqueça de somar os valores nos campo “Totais” e “Peso total (kg)” no final;
  • Termo de Responsabilidade: Por fim, é necessário assinar o termo de responsabilidade. Trata-se de uma declaração na qual você confirma estar ciente das regras de envio dos Correios e assume a responsabilidade pelo conteúdo da remessa.

Gerando a Declaração de Conteúdo pelo Frete Fácil

    Se você utiliza o Frete Fácil, é possível emitir a Declaração de Conteúdo no ato da impressão da etiqueta. 

  • Para isso, acesse o Frete Fácil e compre a etiqueta do pedido em questão;
  • Na aba "Etiquetas Compradas", clique em "Imprimir":

  • Em "Discriminação do conteúdo", opte pela primeira opção "Impressão da discriminação do conteúdo", e clique em "Gerar arquivo para impressão":

    A Declaração foi preenchida? Pois bem, agora basta anexá-la em um envelope plástico ao lado externo da embalagem para que ela possa ser visualizada.

Boas Vendas!

Equipe Tray.