Tive a Minha Primeira Venda, e Agora?

    Se você está lendo este artigo é porque realizou a primeira (de muitas) venda! Com certeza é um marco importante no seu caminho para o sucesso da sua loja virtual. 

    Pensando nisso, criamos este artigo para te ajudar a entender melhor o fluxo que ocorre após isso e o que você precisa fazer até que o pedido chegue ao respectivo cliente. 

    Dito isso, vamos ao que interessa!

Fluxo do Pedido

    Quando uma venda é realizada, o pedido passará por um fluxo de status de aprovação ou reprovação. Veremos abaixo como ele funciona:

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    Os status acima são mais comuns, entretanto, além deles você também pode se deparar com o status "Em Monitoramento", onde o pagamento fica em análise pelo anti-fraude. 

    E já que estamos falando sobre status, a Tray conta com a ferramenta de workflow, ela permite que você personalize os status dos pedidos da sua loja, além de também enviar e-mails extras. Para saber mais sobre, acesse este artigo

Preenchendo o Código de Rastreio

    Agora que o pedido já foi aprovado, você pode preencher o código de rastreio. Essa etapa é muito importante, pois o sistema automaticamente envia uma notificação por e-mail para informá-lo sobre o código de rastreio do seu pedido. 

🚨 Atenção: Se você utiliza o Melhor Envio, Correios, Jadlog ou outras integrações diretas, não precisará incluir manualmente esses dados, isso porque a plataforma é notificada de maneira automática sobre essas postagens. 

  • Em "Vendas", cliquem em "Lista de Pedidos";
  • Localize o pedido em questão e clique sobre ele:

    A página do pedido será aberta. No final, observe que existem alguns campos para o preenchimento. São eles:

    • Forma de Envio: este campo já vem preenchido com a forma de envio que o cliente selecionou no momento que realizou o pedido. Se estiver branco, você pode clicar no ícone ao lado direito do campo e selecionar a tabela de envio desejada;
    • Data de Envio: aqui deverá inserir a data que o pedido foi enviado;
    • Código de Envio: poderá preencher o código que foi disponibilizado pelos próprios Correios; 
    • Enviar E-mail de Notificação de Envio: após realizar a gravação da etapa anterior, será apresentada a opção para enviar E-mail ao cliente com o código;
    • Notificação Manual WhatsApp: ao selecionar esse item, será aberta uma aba do WhatsApp para você confirmar o envio de uma mensagem para informar ao cliente o código de rastreamento. 

Sobre o Cancelamento do Pedido

    Agora você verá o que deve fazer se o consumidor solicitar o cancelamento do pedido. Existem duas situações, quando o pedido já teve o pagamento aprovado pela intermediadora ou não. 

    Se o pedido ainda não teve o pagamento realizado, basta abrí-lo e realizar a troca de status para cancelado, conforme a animação abaixo:

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    Se o pedido teve a confirmação de pagamento, o procedimento é outro: se o cliente desejar o estorno, é necessário que você entre em contato com a intermediadora de pagamentos do pedido para solicitar o estorno. Após isso, recomendamos que a troca de status do pedido seja realizada, como vimos acima.

Boas Vendas!

Equipe Tray.