Como Exportar Pedidos via Excel?

    A exportação de pedidos é um processo fundamental para o sucesso do seu e-commerce, afinal, quando uma loja recebe um pedido, a exportação desses dados se torna essencial para garantir uma entrega eficiente e organização do estoque, por exemplo.

    Neste artigo, vamos explorar a Nova Exportação de Pedidos.

Exportando os Pedidos

  • Em seu Painel Administrativo, acesse "Vendas >> Listas de pedidos";
  • Clique em "Mais opções" e vá em "Exportar pedidos":

    A nova exportação permite tanto a exportação de pedidos e também de produtos, entretanto, é necessário realizar essas solicitações separadamente:

  • Você poderá exportá-los definindo os filtros desejados, sendo eles:
    • Exportar produto e/ou pedidos;
    • Exportação simplificada ou apenas dos itens filtrados;
    • Período;
    • Status; e
    • Canal de venda.

FAQ

1. Por que não consigo filtrar informações na nova exportação? 

    Diferentemente da exportação antiga, que utilizava o filtro da lista de pedidos, a nova exportação de pedidos utiliza filtros próprios no para ser utilizado no momento da exportação. São relacionados ao período, status e canal de venda dos pedidos. Qualquer novo filtro que precise ser feito poderá ser feito diretamente no filtro do software de edição do arquivo gerado.

    No Google Sheets, por exemplo, é só clicar no ícone de filtro, ir na coluna A de "Pedido" e selecionar os códigos que deseja visualizar:

 

2. Por que não consigo visualizar as informações da comissão do Mercado Livre? 

    Até o presente momento, realmente não é possível checar essas informações. Entretanto, você pode utilizar o relatório de Resultado econômico, selecionando o local de venda Mercado Livre e o período desejado. Acesse este artigo para mais informações.

 

3. Por que não é exibido o campo do apelido da venda no Mercado Livre? 

    Estamos verificando a viabilidade para disponibilizar essa informação. 

 

4. Eu utilizava os campos da planilha em meu ERP. O que posso fazer agora? 

    Você consegue adaptar o novo modelo da exportação para utilizar manualmente em seu ERP ou poderá ativar/contratar algum sistema de ERP para automatizar o processo de comunicação dos dados.
Os ERPs integrados estão disponíveis em nossa loja de aplicativos, basta filtrar pela categoria “Sistema de ERP”.

 

5. Por que não estou identificando algumas colunas na nova exportação? 

    Para tornar a exportação de pedidos e produtos vendidos mais amigável, foram realizadas algumas alterações nos nomes das colunas. Por exemplo, o id_produto agora é chamado de código de produto. 

 

6. Como posso exportar todos os pedidos dos últimos 12 meses?

    A nova exportação possui um filtro próprio para dentro da exportação. Ela não utiliza o filtro da lista de pedidos como a antiga. É possível fazer a exportação de qualquer período, desde que o período máximo solicitado seja de 6 meses em cada solicitação. Caso precise de um período dos últimos 12 meses, por exemplo, poderá realizar 2 solicitações modificando o período da data de acordo com a necessidade.

 

7. A nova exportação não possui os campos valor total que era exibido na antiga importação. E agora? 

  •  A nova exportação ainda não possui a coluna com o valor total do pedido. Para que possa ser feito de maneira fácil, no próprio arquivo que foi feito o download, crie uma nova coluna no final da sua planilha e realizar a soma ou subtração dos valores existentes na formação do pedido.

Colunas exportadas:
Subtotal produtos
Impostos
Frete valor
Desconto
Acréscimo forma
    A fórmula para ser usada seria: =SUM(K2+L2+O2-Z2+AA2)

 

8. Por que na nova exportação de pedidos não existe o campo destinatário? 

Alguns campos, como o destinatário, não são exportados junto a nova lista de pedidos. Será inserido para que em breve possamos viabilizar a exportação do dado.

 

9. Não existe a filtragem por data de envio. E agora?

    Os filtros da nova exportação de pedidos são relacionados ao período, status e canal de venda dos pedidos. Qualquer novo filtro que precise ser feito poderá ser feito diretamente no filtro do software de edição do arquivo .csv.

    Ainda utilizando o Google Sheets como exemplo, clique no ícone de filtro, ir na coluna R de ENVIO DATA e selecionar a data que deseja visualizar.

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.