O que é a Autenticação de Dois Fatores (2FA) e Como Configurar?

    Entendemos que a segurança é uma das maiores preocupações dos lojistas Tray, por isso, implementamos o duplo fator de autenticação, ou o 2FA, que nada mais é do que uma camada adicional de segurança utilizada na plataforma para garantir que apenas os usuários autorizados tenham acesso a determinadas informações ou serviços. Sendo assim, você não dependerá apenas de uma senha para autenticar um usuário, pois o 2FA adiciona um segundo fator, como um código enviado por e-mail ou gerado por um aplicativo móvel, que deve ser inserido após o login com a senha. Essa abordagem proporciona uma camada extra de proteção contra ameaças cibernéticas, como roubo de senha e acesso não autorizado a contas, que são cada vez mais comuns na era digital.

    O envio e recebimento de e-mails são fundamentais para empresas e indivíduos, mas alguns fatores podem interferir na entrega adequada de mensagens eletrônicas, tais como:

  • Regras de bloqueio do servidor de recepção;
  • Problemas de comunicação entre os servidores de e-mail;
  • Endereço de e-mail incorreto;
  • Caixa de entrada cheia;
  • E-mails filtrados como spam ou lixo eletrônico;
  • É importante que os usuários estejam cientes desses fatores para poderem solucionar problemas relacionados ao recebimento de e-mails.

    Além disso, é importante ressaltar que e-mails considerados spam ou lixo eletrônico podem ser filtrados e acabarem na pasta de spam do destinatário. Para evitar que mensagens importantes sejam perdidas, é recomendado verificar regularmente essa pasta. Uma outra alternativa é configurar um sufixo específico para o endereço de e-mail da loja, como <id_da_loja>@informaloja.com.br, para facilitar a identificação de e-mails legítimos. Dessa forma, é possível garantir que mensagens importantes sejam recebidas e lidas de forma eficiente.

    Além do e-mail, oferecemos em nossas lojas o Google Authenticator (GAuth) como uma opção para a implementação do 2FA. Trata-se de um aplicativo que gera códigos de autenticação de tempo limitado, que são usados em conjunto com a senha do usuário para autenticar sua identidade. O Google Authenticator é uma opção segura e conveniente, já que não requer conexão com a internet para gerar os códigos de autenticação e é amplamente suportado por diversos serviços online. Ao utilizar o Google Authenticator, os usuários têm a tranquilidade de saber que suas contas estão protegidas por uma camada extra de segurança.

Configurando o Google Authenticator na Loja:

    Já deixamos claro porque o GAuth é uma opção mais segura do que o e-mail, e agora você verá como é possível configurá-lo em seu usuário.

  • Em seu Painel Administrativo, vá em "Configurações" e em "Loja" clique em "Usuários":

  • Em seguida, vá no seu usuário e clique em . Selecione a opção "2 etapas por aplicativo":

  • Após isso, você será direcionado para o fluxo de autorização junto ao GAuth. Leia atentamente, e clique em "Iniciar ativação":

  • Observe que a autorização ocorrerá através da leitura do QrCode indicado na tela:

 

    Após concluir a primeira validação digitando o código no campo correspondente na tela, você poderá usar o GAuth como um método de autenticação de dois fatores, tornando seu acesso mais seguro e eliminando a necessidade de receber códigos por e-mail.

Boas Vendas!

Equipe Tray.